19 de Janeiro é dia de Catharina Sour

0
594
19 de Janeiro é dia de Catharina Sour
Foto Divulgação

Cervejarias de 10 estados e 46 cidades lançam uma cerveja no estilo Catharina Sour simultaneamente no dia 19 de janeiro. Esta é a segunda ação do Movimento Toda Cerveja homenageia primeiro estilo brasileiro da bebida. Juntas, marcas participantes somam mais de 1,6 milhão de litros produzidos mensalmente.

Levemente ácida, com adição de frutas e sensorialmente diferente do que até pouco tempo atrás se entendia como uma cerveja. A Catharina Sour, primeiro estilo brasileiro consolidado pelo Beer Judge Certification Program (BJCP), é a homenageada da segunda ação coletiva do Movimento Toda Cerveja. No dia 19 de janeiro, 64 marcas de cerveja artesanal independente apresentam, no mesmo dia, uma nova Catharina Sour para o seu público. 

As cervejarias estão localizadas em 10 estados diferentes: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As marcas estão localizadas em 46 cidades. Juntas, elas produzem mais de 1,6 milhões de litros ao mês. Todas serão apresentadas no @todacerveja. 

Os lançamentos acontecem nos bares das próprias cervejarias e também em pontos de venda parceiros. A identidade visual da ação é a mesma, para facilitar que os consumidores de diferentes estados identifiquem o estilo e se sintam convidados a provar. Este, aliás, é o grande objetivo da ação. “Nosso mercado evoluiu muito tecnicamente e sensorialmente. Nós queremos que o consumidor perceba o quanto a cerveja artesanal independente é diversa e o quanto o setor, mesmo fragmentado em marcas diferentes, é representativo e lidera as inovações que acontecem nas prateleiras e bares”, comenta Janderson Martini, um dos organizadores. 

A escolha pela Catharina Sour, segundo Daniel Jeffman, foi debatida entre as cervejarias participantes dessa ação. “Decidimos homenagear esse feito inédito para o mercado em uma época do ano que tem potencial para ser o grande consumo sazonal de Catharina Sour, já que ela é leve, refrescante e tem o apelo do uso das frutas”, afirma.

Vinícius Cordeiro completa que o movimento chegou aos criadores do estilo, que não só participam com as suas marcas mas vão compartilhar conhecimento com os demais participantes. 

Sobre o Movimento Toda Cerveja

Criado em agosto de 2021 por cervejarias independentes brasileiras, o Movimento Toda Cerveja tem como objetivo realizar ações colaborativas entre marcas de todo o país para a disseminação da cultura cervejeira. A iniciativa foi de Daniel Jeffmann (da Fat Bull Beer), Janderson Martini (da Old Captain) e Vinícius Cordeiro (das marcas Veterana e Ruradélica).  A primeira ação realizada pelo Movimento Toda Cerveja foi o Bitter Day, em setembro de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here