9a. Edição do Campeonato Brasileiro de Barista

0
664

logo-accbPrincipal competição de baristas do país, a nona edição do Campeonato Brasileiro de Barista será realizada entre os dias 08 e 11 de Março, das 9h às 18h,  mais uma vez, no Mercado Municipal de São Paulo. O vencedor representará o Brasil no Campeonato Mundial, que este ano acontecerá no período de 23 a 25 de Junho, em Londres, Inglaterra.

Organizada pela ACBB – Associação Campeonato Brasileiro de Barista –, a competição reúne 27 finalistas: 09 de São Paulo, 05 de Curitiba, 04 do Rio Grande do Sul, 03 de Belo Horizonte, 03 de Brasília, 02 de Salvador e 01 de Goiânia.

Esses profissionais se classificaram em regionais realizadas em 2009. Também farão parte da competição os seis finalistas do 8O. CBB além de quatro profissionais de Estados onde não houve regionais.

 A máquina oficial das provas é uma La Cimbali M29 Ba-sic (Blend Express). A La Cimbali vem investindo nos campeonatos e é parceira do Campeonato Brasileiro de Barista desde 2002.

 Durante o campeonato, cada barista tem apenas e tão somente 15 minutos para preparar e servir suas criações aos juízes: 04 espressos, 04 capuccinos e 04 drinques assinados à base de café. Nenhum ingrediente que contenha álcool é permitido.

 Quatro juízes sensoriais vão avaliar itens como a crema dos espressos, o sabor das bebidas, a criatividade do drinque de assinatura e a sua aparência. Os juízes técnicos avaliarão a organização da estação, o tempo de extração do espresso e as habilidades técnicas do barista.campeonato-barista

Campeonatos paralelos

Paralelamente ao campeonato, serão também promovidas provas voltadas ao latte art, ao preparo de bebidas alcoólicas à base de café e à avaliação sensorial da bebida. Estas provas serão realizadas como etapas classificatórias para as competições internacionais da Specialty Coffee Association of Europe (SCAE).

LATTE ART CHAMPIONSHIP – Prova para os especialistas em latte art 11 baristas disputarão a melhor performance e criatividade. Cada competidor deverá preparar e servir, em 8 minutos, 02 cappuccinos com latte art idênticos, usando apenas leite e café, a máquina de espresso e leiteiras como suas únicas ferramentas; 02 macchiatos, da mesma maneira que os cappuccinos; e 02 bebidas de criação à base de leite e café, usando qualquer ferramenta ou ingredientes de decoração para a superfície da bebida. O desenho do latte deverá ser anunciado com antecedência (o barista deverá entregar uma foto aos juízes antes da prova).

caf-301 COFFEE IN GOOD SPIRITS – Competição de preparo de bebidas alcoólicas à base de café. Baristas tornam-se barmen e vice-versa.08 profissionais participam. Cada competidor deverá preparar e servir, em 08 minutos, 02 Irish Coffees feitos de uísque, açúcar, café e creme e 02 bebidas de assinatura quentes ou frias, com álcool e ingredientes livres.

CUP TASTERS CHAMPIONSHIP – Esta é uma prova de avaliação sensorial do café, lançada em 2009 e destinada a provadores e classificadores profissionais. Em 2010, atendendo a vários pedidos, foi aberta participação para baristas e apaixonados por café. Na segunda-feira (08.03), um grupo de 18 pessoas disputará a prova. A competição consiste em 08 testes triangulares: de 03 xícaras, 02 trazem o mesmo café, e o competidor deverá identificá-lo. A prova será organizada pela empresa BUNN, Libermac e pela certificadora internacional Rainforest Alliance (Imaflora), que fornecerá cafés certificados para as provas. Jorge Menezes, da empresa Monte Alegre Coffees (MG), preparou os cafés do campeonato. De cada dupla competidora, ganha quem acertar o maior número de cafés. Se houver empate, vencerá o competidor que tiver completado a prova em menos tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here