A primeira destilaria urbana de Gin do Brasil ganha prêmios em Londres

0
540
Tres estilos da DryCat Gin
Foto – Divulgação

A DryCat Gin nasceu em 2017 quando dois amigos, um designer, Luiz Flávio Zanon Breda e um fotógrafo, Ari Oliveira, decidiram começar a criar destilados. A pergunta é: O que um designer e um fotógrafo entendem de destilação? Na época, quase nada! O que existia era uma grande curiosidade que levou Flávio até a Europa. Lá ele visitou destilarias de diversos formatos e descobriu o modelo de Destilarias Urbanas, montadas no meio de cidades e com uma grande diversidade de produtos. A curiosidade virou uma decisão e assim, com a volta ao Brasil, eles compraram o primeiro alambique. Segundo informações do Ministério da Agricultura a DryCat Destilaria, foi a primeira destilaria dedicada ao gin registrada em área urbana no país.

Alambique instalado em um terraço, nome definido, chegou então o maior desafio: entender o funcionamento daquele, até então, estranho equipamento e criar O DryCat Gin. Depois de diversas noites mal dormidas a beira do fogo, braços queimados e inúmeros testes mal sucedidos, surge O Gin Seco da DryCat.  Munidos de algumas garrafas, eles foram pra rua em busca da avaliação de profissionais. As respostas foram surpreendentemente boas! Ainda nessa fase de experimentação, o Ari foi a São Paulo fazer um curso de especialização na produção de Gin e conheceu diversos produtores e apaixonados pela bebida. É claro que ele levou uma garrafa pra que todos provassem e o feedback lá também foi incrivelmente positivo! Depois disso a receita sofreu alguns pequenos ajustes e pronto! A fórmula do delicioso DryCat Gin Seco estava definida!

Destilaria DryCat Gin
Foto – Divulgação

E já que tudo estava dando tão certo, os dois amigos e sócios decidiram dar mais um passo. A DryCat merecia uma casa! Assim eles montaram a primeira destilaria de gin do Espírito Santo. Não tinha muita grana, o processo burocrático foi um sofrimento daqueles, mas com muito trabalho e persistência, no final de 2018 a DryCat estava totalmente regularizada na Ilha de Santa Maria. Em pouco tempo a pequena fábrica não suportou a demanda! As vendas cresceram mais que o esperado e por isso hoje a DryCat funciona em sua nova e ampla sede no boêmio bairro de Jucutuquara com uma produção diária de 600 litros.

Três estilos distintos

NUT GIN o mais novo membro da família
Foto – Divulgação

Gin Seco

Ousada e complexa experiência sensorial entre aromas e sabores, é um gin com personalidade única. Uma deliciosa infusão de ingredientes tropicais, mediterrâneos e asiáticos. Um contemporâneo a aromático com a personalidade da DryCat.

Graduação alcoólica de 42 % e 11 botânicos traz aroma marcante de cítricos e da presença sutil da Aroeira, também conhecida por Pimenta Rosa. Feito pelo método de infusão, com frescor e sabor muito equilibrados.

London Dry

Criado a partir dos consagrados Gins Londrinos vem para fazer parte da carta de mixologistas profissionais e apaixonados pela arte da coquetelaria. Ingredientes tradicionais, com aromas e sabores marcantes, o tornam a base perfeita para as mais diversas criações.

Graduação alcoólica de 46% e 6 botânicos com boa presença de zimbro tanto no nariz como na boca. Destilação tradicional sem infusão. Um gin neutro e clássico, aroma equilibrado, com sensação de cítricos e ervas.

Nut Gin

Um passeio por provocantes sensações que só a Castanha do Brasil e o Cumaru proporcionam. Notas florais e amadeiradas compõem essa proposta única para um dos destilados mais tradicionais do mundo. Uma criação para quem aprecia qualidade e exclusividade.

Graduação alcoólica de 40% e 7 botânicos com toques amadeirados oriundos do descanso em barril de Castanha do Brasil e Cumaru em blend, dão personalidade a esse gin criado para ser uma das estrelas da destilaria.

Premios recebidos em Londres
Foto – Divulgação

London Spirits 2020

Agora com sua carta de 3 gins pronta e consolidada no mercado capixaba realizamos o sonho de participar de um prêmio na cidade mais icônica do mundo quando falamos de gin: Londres. Entregamos nossas bebidas em mãos! O resultado veio após um atraso por conta da pandemia, mas valeu a pena esperar! Nossos 3 gins foram premiados! Medalha de ouro para o Nut, o único da América Latina e o mais pontuado do Brasil! O já premiado London desta vez ficou com a prata, junto com a maioria dos gins de estilo London Dry do concurso. E nossa primeira fórmula, o gin Seco, levou o bronze com muito orgulho. E ainda não terminou! A DryCat está finalizando seu Pink Gin. O destilado rosa já tem rótulo, fórmula e até torcida! Ele deve ir ao mercado ainda esse ano!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here