Aqua Capital anuncia venda da Grand Cru para a Evino

0
345
Aqua Capital anuncia venda da Grand Cru para a Evino
Image – Divulgação

Aqua Capital, fundo de private equity focado em investimentos inovadores e sustentáveis na área de agronegócios e alimentos, anunciou ontem (25 de Outubro) a venda da Grand Cru, maior importadora, distribuidora e varejista de vinhos premium da América Latina, para a Evino, maior e-commerce de vinhos da região. O valor da transação não foi revelado.

Juntas, as duas empresas formarão o maior grupo varejista de vinhos importados de todo o País, com amplo portfólio e alta rentabilidade. A aquisição da Grand Cru permitirá à Evino ampliar a capilaridade de atendimento aos clientes B2C e B2B, online e offline, trazendo aos consumidores uma proposta de valor e experiência omnichannel única. 

“A venda da Grand Cru reforça o compromisso do Aqua Capital de entregar liquidez a seus investidores através do desenvolvimento proativo de múltiplos caminhos de saída de suas empresas em carteira”, afirmou Sebastian Popik, sócio-fundador do Aqua Capital. “Desde o início, a condução do negócio demonstrou a resiliência do fundo e sua capacidade de criar valor em meio a um contexto desafiador de sete anos de recessão econômica, novos impostos sobre o vinho e desvalorização cambial por meio da aplicação do modelo “PCTI” (Profissionalizar, Crescer, Transformar e Impactar).”

Fundada em 1998, a Grand Cru abriu sua primeira loja em São Paulo em 2002. O Aqua Capital adquiriu o controle acionário da empresa em novembro de 2014, quando esta tinha apenas 27 lojas. Durante o período em que esteve sob o controle da investidora, a Grand Cru expandiu e fortaleceu sua presença regional, tanto nos canais B2C como B2B. Ao mesmo tempo, a companhia passou por uma transformação digital criando um omnichannel robusto com novo website, nova app, e um novo canal de live-streaming, todos integrados com 120 lojas físicas. Os investimentos na capacitação da força de vendas com foco na experiência de compra do cliente, junto com a qualidade dos produtos e o reconhecimento da marca Grand Cru, resultaram em um nivel de NPS em lojas acima de 95%.

Alexandre Bratt, Ari Gorenstein e Marcos Leal no escritório da Evino em São Paulo
Foto-Jussara Martins

Ao longo do período de investimento pelo Aqua Capital, a receita da Grand Cru alcançou uma taxa de crescimento anual (CAGR) superior a 22%. A empresa ainda passou por um processo de profissionalização, que faz parte de um programa específico estabelecido pelo fundo.

Além disso, em 2020 a Grand Cru foi certificada pela Great Place to Work e, em 2021, recebeu a medalha de bronze por sua primeira avaliação CSR EcoVadis, reconhecendo os esforços da empresa e do Aqua Capital na implementação de um sistema de gestão de sustentabilidade, sendo avaliada em performance ambiental, ética, direitos humanos e laborais, e práticas de abastecimento.

“O grupo Aqua fica muito satisfeito com a integração entre as empresas, que reflete todo o aprimoramento, governança e profissionalização que realizamos com a Grand Cru ao longo de nossos sete anos juntos, sempre visando um crescimento robusto e acelerado. Como resultado, teremos duas grandes empresas que seguem juntas como um dos maiores players do mercado de vinhos da América Latina”, avalia Agustin Blanco, managing director do Aqua Capital.

O fechamento da transação está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Sobre o Aqua Capital

O Aqua Capital é um gestor independente de private equity focado em agronegócio e alimentos, com US$ 650 milhões em ativos sob gestão. Tem como filosofia expandir empresas com potencial de liderança e crescimento, com histórico de sucesso e forte gestão. Conta com 40 investimentos organizados em onze plataformas em toda a cadeia de valor agrícola e alimentar. Por meio de sua abordagem de profissionalização, crescimento, transformação e criação de valor de sustentabilidade, o Aqua Capital cria empresas prósperas e líderes de mercado. Em 2020, as empresas de seu portfólio apresentaram receitas combinadas de mais de US$ 7 bilhões e empregavam mais de 7.000 pessoas. 

Sobre a Evino

Maior e-commerce de vinhos da América Latina, a Evino já vendeu para mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. Começou a operação em 2013 com o objetivo de compartilhar a paixão pelo vinho e também o desejo de descomplicar a bebida, oferecendo a melhor relação de custo-benefício do mercado. Em 2021 recebeu o selo Great Place to Work (GPTW), que reconhece a empresa como uma das melhores para se trabalhar. Negociando diretamente com os produtores para fornecer rótulos para todos os gostos e bolsos, a Evino se tornou a maior importadora de vinhos da Itália, França e Espanha no Brasil. Tudo isso para que o brasileiro viva mais histórias e seja mais vinho. www.evino.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here