Bares – Sloppy Joe's Bar, Havana – Cuba

0
1111

DSC09673
O artigo de hoje é sobre a reabertura de um bar histórico em Havana o Sloppy Joe’s Bar que ficou fechado por mais de 48 anos. Semana passada estive em Cuba participando de um Seminário Internacional sobre charutos e bebidas e tive a oportunidade de conhecer o bar.
O Sloppy Joe’s foi considerado por muitos o melhor bar de Havana em um tempo em que a cidade tinha mais de 7.000 bares. Seu proprietário o espanhol Jose Garcia Abeal era muito descuidado daí o apelido Sloppy mas  soube capitalizar muito bem o período de  1920 a 1933 quando a lei seca imperou nos Estados Unidos. Seu bar recebia centena de turistas que visitavam Havana em busca da vida noturna, jogo e álcool, coisa que não podiam obter em sua terra natal.
Em sua carta figuravam mais de 80 drinks e uma marca de rum 12 anos produzida exclusivamente para ele. O bar recebeu diversos atores e atrizes norte-americanos como John Wayne, Spencer Tracy e Clark Gable alem de Alec Guinness no balcão do bar cenas do filme Nosso Homem em Havana.
Com a chegada da Revolução Cubana em 1959 o bar perdeu mais de 90% de sua clientela, majoritariamente norte-americana e em 1960 um incêndio fechou definitivamente o bar.
DSC09585
Muitos anos depois a Oficina do Historiador de Havana, órgão do governo cubano que define onde e como serão as restaurações de Havana Vieja decidiu restaurar e reabrir o bar da mesma forma como foi fundado. Isso significou uma pesquisa e obras de mais de cinco anos com resgate de toda decoração interior e exterior incluindo a famosa barra (balcão) com 25 bancos, uma das maiores do mundo.
O Sloppy Joe’s fica na esquina da Calle Animas e Zulueta entre os hotéis Plaza e Sevilla em Havana Vieja, parte antiga da cidade.
O drink símbolo da casa é o Sloppy Joe’s Special cuja receita reproduzo abaixo.
Sloppy Joe’s Special
DSC09615Ingredientes
¼ de vinho do porto
½ de Cognac
½ Suco de Abacaxi
Gotas de Grenadine e  Curaçau
Preparação
Colocar todos os ingredientes no mixing glass com gelo e mexer bem. Servir em uma taça Martini.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here