BRADOBOX leva ajuda psicológica e emocional a bartenders de todo o país

0
79

A pandemia de covid-19 teve consequências dramáticas para o setor de bares e restaurantes. Além de prejuízos financeiros, não foram poucos os impactos emocionais negativos causados em seus profissionais por incertezas e perdas de postos de trabalho durante o período de fechamento – temporário ou definitivo – de vários estabelecimentos no mundo e no Brasil. No Brasil, país com maior prevalência de depressão da América Latina, segundo a OMS, muitos bartenders viram-se economicamente impossibilitados de procurar ajuda psicológica.

O projeto #EscuteSuaVoz, idealizado pelo bartender Mario Oliveira, finalista do campeonato global de coquetelaria Bacardí Legacy, quer ajudar a minimizar os impactos do isolamento social e suas sequelas entre a comunidade de bartenders no Brasil. Com a venda das caixas BradoBox, com coquetéis engarrafados e outras recompensas, a meta é oferecer 200 sessões de psicoterapia a profissionais brasileiros cadastrados pelo projeto, em todo território nacional.

A intenção do crowdfunding é a de que os beneficiados conheçam o tratamento psicoterápico e entendam a importância de trabalhar a saúde mental constantemente. “Muita gente perdeu emprego e oportunidades de trabalho em eventos, muitos bartenders passaram por dificuldades e ainda estão passando. Além das perdas financeiras, o isolamento contribuiu para o declínio emocional, gerou muitos quadros de depressão e agravou o consumo abusivo de álcool, um assunto sobre o qual também precisamos falar”, diz Mario Oliveira, que recebeu aporte do fundo El Coco Grant para iniciar o projeto.

Mario baseou a campanha do coquetel Brado no campeonato usando a hashtag #EspalheSuaVoz. “Agora é hora de escutar os colegas de jornada e de escutar a si próprio”, diz. A nova proposta, #EscuteSuaVoz, foi abraçada por grandes nomes da coquetelaria e da indústria de bebidas, que ecoam e divulgam o projeto em suas redes sociais e outras atividades educativas para a comunidade de bartenders.

COMO PARTICIPAR
Para colaborar com o projeto, é possível participar com quantias que vão de R$ 20 a R$ 300, com diversas recompensas para os apoiadores do crowdfunding. Clique no link Benfeitoria.com/EscuteSuaVoz e confira os kits, que incluem coquetéis engarrafados, potes-coqueteleira, bonés, camisetas e um diário para acompanhamento de saúde mental, entre ooutros mimos.

SOBRE MARIO OLIVEIRA
Mario Oliveira começou a trabalhar nas barras de São Paulo em 2013, tendo o mestre Derivan de Souza como seu primeiro mentor. Passou por bares como Numero e G&T, tendo oportunidade de mostrar seu trabalho autoral no Nakka Jardins, restaurante de gastronomia japonesa para o qual criou a carta de coquetéis. Mario participou de todas as edições do Bacardí Legacy no Brasil, sagrando-se campeão nacional da edição de 2020, com o coquetel Brado, mix de rum, chá preto, limão siciliano, xarope de hortelã e aperitivo de alcachofra. Hoje ele é head bartender no Obicà Mozzarella bar no Porto, Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here