Cachaça com Indicação Geográfica de Salinas comemora conquista na Expocachaça Dose Dupla

0
387

A Expocachaça Dose Dupla foi a ocasião escolhida pela Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Salinas para comemorar a recente conquista do Selo de Indicação Geográfica da região deferido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Durante o evento, que acontece de 4 a 9 de setembro no Mercado Municipal Paulistano, os visitantes poderão apreciar as cachaças de 19 produtores da região mineira de Salinas, segunda maior produtora de cachaça no Brasil. O reconhecimento do território como Indicação Geográfica é o primeiro em Minas Gerais e o segundo no País – Paraty, no Rio de Janeiro, conquistou o Selo em 2007.

Além de garantir a origem da cachaça, a Indicação Geográfica agrega valor ao produto, permitindo, também, acesso a novos mercados nacionais e internacionais, pois aumenta a visibilidade das bebidas elaboradas na região. “O Selo atesta a qualidade do produto como um artigo especial e específico de uma região, com todas as suas características e particularidades próprias do território e da forma como é elaborada.

Atualmente com 2 versões anuais, em São Paulo e Belo Horizonte, a Expocachaça foi criada em 1998 e é uma feira pioneira do setor, reunindo toda sua cadeia produtiva e esta em sua 21a. Edição. Com o objetivo de promover e divulgar a Bebida Nacional do Brasil, título oficializado através de Decreto Federal, o evento é o principal responsável pela mudança de conceitos, conferindo à cachaça o status de bebida nobre e de grife.

A edição de 2011 do evento no Mercadão atraiu 290 mil visitantes de São Paulo, (capital e interior), além de turistas de vários Estados do Brasil e do exterior. O evento, patrocinado pelo SEBRAE, é promovido pelo CBRC-Centro Brasileiro de Referência da Cachaça e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, por intermédio das subprefeituras e da Supervisão Geral de Abastecimento – ABAST, e com a parceria da distribuidora de cachaças CK2Next, através de Nestor Marques. Mais informações em www.expocachaca.com.br.

Serviço – Expocachaça Dose Dupla 21ª Edição

4 a 9 de setembro de 2012

Mercado Municipal – Rua da Cantareira, 306 – São Paulo – SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here