Canana – Cachaça & Banana

0
376
Foto – Divulgação

Com uma idéia inovadora, liquido diferenciado e expert em agradar os paladares menos acostumados com cachaça. Assim surgiu a Canana, um licor de cachaça branca de alambique com banana 100% natural, leve e com a doçura na medida.

O começo

O sócio fundador, Felipe Buonamici, conta que concebeu o produto para sua esposa, Rafaela Marcon, que tinha nada que lhe agradasse o paladar para acompanha-lo na boa e velha cachacinha. Então, olhando para o mercado dominado por “cachaça, mel e limão”, decidiu inventar uma receita com DNA brasileiro e 100% natural: cachaça, açúcar, 3 tipos de bananas, água e só!  A receita teve origem licor que sua avó fazia para a família, e que foi aperfeiçoada conforme foi presenteando amigos próximos e colhendo seus feedbacks: “muda a cachaça”… “estou sentindo pouco gosto de banana”… “muito doce, hein”… Então, fechou a receita.

Produção

Em seu processo de produção, 3 tipos de banana (ouro, prata e nanica em porções distintas) conferem características ao produto: uma mais cor, outra viscosidade e outra sabor. Esse mosto de banana é infusionado por 30 dias em cachaça branca de alambique. Após esse período, filtram o produto de maneira a tirar o excesso da polpa da fruta mas deixando propositadamente sedimento; sedimento este que é característica essencial do produto. “Apanhamos muito da indústria no começo, quando diziam que éramos loucos de deixar sedimento enquanto as pessoas procuravam produtos cristalinos para o consumo. Não deu outra: virou a cara da nossa marca, quando as pessoas olham e falam ‘é natural mesmo, estou vendo a banana’ e confiam ainda mais na marca”, diz Felipe.

Foto – Divulgação

Mudanças com os tempos

Fundada em 2016, a marca passou por um processo de branding intenso, onde reconstruíram toda a comunicação da marca. Um dos pontos mais curiosos é a marca vista no pé da garrafa sobre o mencionado sedimento: “Uma penca de Banana”, indicam para aqueles que se surpreendem com a embalagem premiada. De lá pra cá, a marca recebeu propostas de venda ao longo dos anos, que foram negadas pois os sócios acreditam que, apesar de ser o caminho natural de uma marca de bebida de sucesso, a indústria tem que ter “fit” com a Canana. Inclusive, em 2017, a marca participou do programa Shark Tank Brasil, negociando um acordo com a empresária Cristiana Arcangeli. Entretanto, por motivos que preferem não comentar, o acordo não andou, o que abriu as portas para outros investidores.

Focada no mercado offtrade e ontrade, a Canana se destaque entre todos os paladares e idades. Desde a eventos universitários até casamentos de digital influencers, arrancando sempre um sorriso nas diversas interações que a marca propicia aos parceiros (afirmam que são parceiros, não cliente). Uma das ações de mais destaque foi a ação “La Casa de Canana” promovida junto com o parceiro Trabuca Bar – JK. Com inspiração na consagrada série do Netflix, vestiram um performer de Dali, colocaram ele sob o balcão do bar lotado e começaram a distribuir “doses” na boca dos convidados ao som de “Bella Ciao”. “Foi memorável, uma noite que com certeza, nenhuma das pessoas que lá estavam se esquecerão”, diz Felipe, que é conhecido pela sua inovação e “ideias malucas” de ativação.

Foto – Divulgação

Canana 7 Caramurus

Com seu plano de expansão para aumentar o portifólio, a marca lançou a versão “Canana 7 Caramurus” em 2019, que nasceu premiada pelo International Taste Institute em Bruxelas, Bélgica. Utilizando uma cachaça envelhecida em 7 madeiras distintas e com menos doçura que a Tradicional, o produto foi concebido para os amantes de whisky. O sucesso foi imediato após o lançamento, esgotando o estoque do Eataly BR, mercado delicatessen parceiro da marca e quem deteve a exclusividade do seu lançamento.

Atualmente, a marca pode ser encontrada em 9 estados do país e já conta com projetos de exportação. Mas a marca não parará por ai, indica o sócio Felipe, conhecido como “garoto maluco” pelos empresários do ramo. “Temos muitas ideias disrruptivas para o mercado de bebidas, ganhando velocidade sobre os gigantes, preenchendo os bares de todas as casas e bares desse Brasil”, brada o fundador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here