Culebra, um charuto pouco comum

3
2568
Culebra, um charuto pouco comum

Ele tem um formato totalmente fora dos padrões, não é reto como um parejo nem tem acabamento pontiagudo como torpedos e belicosos. O Culebras é um caso a parte no mundo dos charutos.

Origem

Culebra em espanhol significa cobra, Culebras é a união de três Culebra. São poucas as referências históricas de onde ele surgiu. O registro mais antigo destes charutos está em uma matéria do jornal Auckland Star da Nova Zelandia que relatava a produção do Culebras em 1890 pela a Companhia General de Tabacos Filipinas que abriu suas portas em 1881. No livro An Illustrated Encyclopedia of Post-Revulution Havana Cigars seu autour Min Ron Nee tambem afirma que o surgimento do Culebra foi no século 19 e uma criação da indústria de charutos Filipina.

Produtores de charutos nos Estados Unidos trabalhavam com tabaco das Filipinas e a ideia deste charuto torcido foi copiada pela F.P. Filbert Cigar Company na cidade de Eaton em Ohio, ela recebeu o nome de Filbert’s Twisters. É possível encontrar uma foto da caixa deste charuto no livro Cigar Boxes do historiado norte-americano Tony Hyman. A foto no livro e do ano de 1890 que faz com que o charuto tenha uma data de nascimento.

Foto – Site Corona Cigars

Por que ele foi feito?

Temos três opções para você escolher qual acha mais interessante. A primeira era para evitar o roubo. Para evitar o mercado paralelo de charutos vendidos nas ruas produtores resolveram torcer os charutos que os trabalhadores ganhavam após um dia de trabalho na fábrica. Desta forma eles não caberiam nas caixas e não poderiam ser vendidos.

A segunda história dá conta que tradicionalmente os trabalhadores ganhavam três charutos por dia para levarem para casa. A criação do Culebras seria uma forma de levar 9 charutos ao invés de 3. A terceira e mais aceitável é que ele foi criado como uma forma diferente de apresentar os charutos.

Interessante notar quem em Cuba e nos livros que tratam de charutos cubanos é raro encontrar uma foto de alguma fábrica produzindo Culebra. Antes da Revolução Cubana ele foi produzido pelas fábricas de Romeo y Julieta, H.Upmann e Partagas que atualmente é a única produtora do formato.

Como ele é feito e deve ser degustado?

Para fazer um Culebras primeiro é necessário produzir charutos no formato Panatela (fino e longo), durante a torcida as folhas de tabaco devem estar mais úmidas que o tradicional para facilitar a torcida no final. As três panatelas são amarradas com barbante ou fita na parte de baixo e ai sim os charutos são torcidos para receberem uma nova amarração no final.

É muito difícil degustar 3 Culebra ao mesmo tempo portanto chame dois amigos, desamarre os charutos e aproveitem esta degustação.

Quem produz?

A marca mais antiga em funcionamento a produzir um Culebras é a Partagas de Cuba, Inicialmente eles eram apresentados em caixas com 25 charutos, 8 Culebras com 3 unidades e um solto totalizando os 25. A partir dos anos 2000 a Habanos S.A. tornou o Culebras especialidade exclusiva vendida nas La Casa del Habano e optou por uma apresentação em caixa de 9, com 3 estojos de madeira com 3.

Por um certo período a Davidoff produzido na República Dominicana também teve o seu Culebras era o Davidoff Special C que chegou a ser vendido por US$ 52 o trio. Segundo o embaixador da marca Klaas Kelner o produto foi descontinuado. Eles produziram uma outra versão o Black Label Limited Edition Culebra que tinha um Nicaragua, um Escurio e um Yamasa. Foram produzidas 3.200 caixas com os 3 charutos e vendidas com exclusividade nas lojas Davidoff pelo mundo.

Outros produtores que produziram ou ainda produzem Culebras são o Brun Del Ré na Costa Rica em duas versões,- Culebra Grande e Culebra pequena, Rocky Patel Hamlet Tabaquero Culebra,  Drew State Medusa, La Flor Dominicana Culebra Gorda e Tatuaje Old Man and the C

Degustando um Culebra

Algumas semanas atrás degustamos dois Partagas Culebras de períodos diferentes na Tabacaria Lenat. Participaram da degustação Thiago Alves do Canal Cigar 019, Lelo da Tabacaria Lenat e eu. O resultado desta degustação você pode acompanhar no vídeo da Cigar 019 abaixo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Um grande discípulo de Sigmund Freud (que fumava charuto), um psicanalista e intelectual francês chamado Jacques Lacan, fumava muito este charuto. Todas as fotos dele na internet, o charuto que ele fuma é o Culebra. Este charuto fezz parte também do universo intelectual francês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here