Destilados – II Ranking Cúpula da Cachaça

0
739


Depois do grande sucesso de sua primeira edição, em 2014, o II Ranking Cúpula da Cachaça já está no ar. A votação popular, primeira etapa do maior concurso dedicado ao destilado nacional no país, já ultrapassou em dez dias a participação registrada em 2013. Já são mais de 6 mil votos em mais de três centenas de cachaças. A votação teve início em 20 de agosto.
O Ranking é uma iniciativa da Cúpula da Cachaça, grupo de especialistas dedicado a iniciativas de valorização do destilado nacional brasileiro. O objetivo divulgar a produção e fomentar a qualidade do setor.
O Ranking se realiza em três etapas. A primeira delas é o Voto Popular, que vai até o final de outubro. Nessa fase, todos os interessados em cachaça poderão entrar no site da Cúpula da Cachaça e votar em até três rótulos de sua preferência. Não há lista de cachaças elegíveis, não há inscrição, não há requisitos para ser eleitor. A escolha é totalmente livre. As 250 cachaças mais citadas pelo público formarão o grupo das Cachaças mais apreciadas do Brasil. É um universo amplo o suficiente para englobar todas as cachaças com alguma representatividade no mercado, em um nível nacional.
Essa lista será então, em novembro, submetida a uma seleção de 40 dos maiores especialistas em cachaça do país. Esse júri altamente especializado fará a filtragem e definirá as 50 cachaças que irão para a fase final do Ranking. Essas 50 cachaças comporão a “Seleção dos Especialistas”.
Em janeiro, na Cachaçaria Macaúva, em Analândia (SP), os 11 membros da Cúpula se reunirão para em dois dias de degustação às cegas analisar aspectos visuais, olfativos e sensoriais de cada uma dessas cachaças, estabelecendo pontuações para uma série de quesitos. A média ponderada dessas notas irá estabelecer um ranqueamento, da primeira a 50ª posição, das melhores cachaças do ano.
Essa é a segunda edição do concurso e já ultrapassou a participação vista no primeiro, que teve mais de 5 mil votantes. O I Ranking, no qual a cachaça Vale Verde 12 Anos (Betim-MG) se sagrou vencedora, foi notícia em veículos de praticamente todos os estados e no exterior e ajudou muitas marcas a ganharem mercado, inclusive, fora do país.
Para votar nas suas cachaças preferidas: http://www.cupuladacachaca.com.br/ranking-cupula-da-cachaca/
Para saber mais sobre a Cúpula da Cachaça: http://www.cupuladacachaca.com.br/sobre-a-cupula-da-cachaca/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here