Diário de Viagem Porto (Portugal) – Dia 5

0
715

Diario de Viagem - Porto (Portugal) - Dia 5
Infelizmente a viagem está acabando, hoje é o último dia e vamos visitar três produtores muito conhecidos.
Messias – Fundada em 1925 por Messias Baptista as Caves Messias tem comercializado vinhos da Bairrada, Beiras, Dão, Douro, Vinho Verde e Vinho do Porto. Aliás quando se fala de vinho do Porto a Messias é uma das produtoras com maior quantidade de vinhos Colheita do mercado.
A degustação organizada pela enóloga Ana Urbano e pelo Gerente de exportação Messias Vigário foi espetacular. Tive a grande oportunidade de provar vinhos colheita dos anos 2003, 1995, 1985, 1977, 1965, 1964, 1963, 1952, 1947. O 1947 foi  o meu preferido um Porto com 66 anos que estava espetacular.
Mais informações – http://www.cavesmessias.pt/

**********

Real Companhia Velha –  Esta é uma empresa que se confunde com a história do vinho do vinho do Porto. Fundada em 1756 ela completa 258 anos de existência em 2014. Durante as invasões francesas a Portugal em 1809 as tropas de Napoleão requisitaram os vinhos da Real Companhia Velha, para fazer parte da ração dos soldados Franceses.
Durante os séculos XVIII e XIX navios carregados com Vinho do Porto da Real Companhia Velha partiram para o Brasil onde a Companhia tinha a exclusividade do fornecimento dos vinhos do Alto-Douro. Em 1851, a Companhia possuía entrepostos comerciais para os seus vinhos em quase todos os portos do mundo sob a proteção das missões diplomáticas Portuguesas.
Visitar suas caves onde é possível encontrar vinhos de 1867 e garrafas mais antigas ainda  é respirar a história deste vinho.
Mais informações – http://www.realcompanhiavelha.pt/

**********

Sogevinus –  Esta é uma das grandes empresas que engloba marcas de Porto icônicas como Kopke, Burmester, Calem, Barros e Gilberts. A  que mais chama atenção é a Kopke, marca de vinho do Porto mais antiga com registro de 1638 e tem seu nome ligado a família alemã Kopke. Depois de mudar de mãos algumas vezes a empresa foi adquirida em 2006 pelo grupo Sogevinus que manteve seu reconhecimento como sinônimo de qualidade e prestigio.
Para celebrar seus 375 anos a empresa lançou uma edição especial Kopke 375º. Aniversário. Uma edição especial Porto Colheita 1940 com apenas 375 garrafas que estão a venda por 680 Euros.
Durante a degustação de rótulos da Burmester, Calem e Kopke tive a oportunidade de finalizar com uma taça desta maravilha.
Mais informações – http://www.sogevinus.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here