Domingo é dia de Izakaya Matsuri, festival que celebra a cultura dos Izakaya, os botecos japoneses

0
328
Domingo é dia de Izakaya Matsuri, festival que celebra a cultura dos Izakaya, os botecos japoneses

No último domingo do mês de outubro (30/10), acontece no Bunkyo, o Izakaya Matsuri, o festival que reúne comida de izakaya, sake, cerveja e karaokê para celebrar a cultura dos izakayas durante a Semana da Gastronomia Japonesa, promovida pela Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa (ABGJ).

O termo japonês izakaya (居酒屋) é composto por 3 kanjis que significam, na ordem, “ficar-beber-lugar”. De fato, izakaya são os botecos japoneses que abrem na parte da noite (normalmente a partir das 18h), para receber e acolher aqueles que buscam um lugar para comer e beber depois do trabalho. “A bebida alcoólica é o chamariz desses bares, que assim como as bodegas e bottegas, nasceram com o propósito de servi-la”, diz Simone Xirata, vice-presidente da ABGJ à frente da organização da Semana.

Cada cultura leva consigo sua tradição e a diáspora japonesa trouxe para o Brasil o consumo do sake. Sake é o termo utilizado para toda sorte de bebida alcoólica (cerveja é sake, vinho é sake) e é o seu kanji (酒) que estampa as lanternas vermelhas (chochin) do lado de fora dos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas. Para amenizar os efeitos do álcool, o menu dos izakayas conta com pratos quentes tradicionais e substanciosos – nos mais tradicionais, nada de sushi.

Durante o Izakaya Matsuri, 13 estabelecimentos reverenciam a cultura dos botecos japoneses em um festival que contará com a participação especial de Rogério Igarashi, sócio-proprietário do Trench, bar que fica no bairro boêmio de Shibuya, em Tóquio,  reconhecido como dos 50 melhores da Ásia e que ganhou fama internacional depois de aparecer no documentário Asia´s Nightlife, produzido pela Netflix. Igarashi terá um bar que ficará ativo em diversos momentos ao longo do evento.

Além dos coquetéis feitos por Igarashi, no evento havéra cerveja Baden Baden e produtos da Oyako Tsukemono. Para embalar o dia e a noite como mandam os preceitos de diversão entre os japoneses, o karaokê convida os participantes a cantar músicas nacionais e internacionais, durante todo festival .

O Izakaya Matsuri integra a programação da Semana da Gastronomia Japonesa (25/10 a 1/11), organizada pela Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa. A entrada custa R$35,00 e pode ser adquirida pelo link:

https://www.sympla.com.br/izakaya-matsuri–festival-reunindo-diversos-izakayas__1754262

Izakayas participantes:

Donchan + Kintaro

A família Higuchi se estabeleceu no cenário dos izakayas paulistanos primeiro com o Kintaro, botequim japonês inaugurado em 93 na Liberdade, e mais recentemente com o Donchan, um izakaya karaokê que fica nos Jardins. Dona Líria, a matriarca, e seus filhos Yoshi e Taka, lutadores de sumô, tocavam o Kintaro, que ficou conhecido por seus acepipes de balcão nipo portugueses.

Hikaru Restaurante e Karaokê

Sitaudo na Vila Carrão, na zona leste paulistana, o Hikaru é comandado pelo chef Edison Hikaru Arakaki – que tem em sua trajetória renomados restaurantes como o Carlota, Yakitori, Takadaru – e é um misto de restaurante, bar e karaokê. Em seu menu, comidas típicas da cozinha japonesa.

Ícone Asiático

Em um ambiente descontraído e acolhedor em meio à Vila Madalena, o restaurante Ícone Asiático é a combinação entre o respeito às tradições e o olhar atento às tendências da gastronomia asiática. Comandado pelos chefs Alexandre Ortigoso e Roberto Satoru, a casa oferece o melhor da culinária asiática autoral, com um toque de influência das técnicas francesas.

Izakaya Picha

O novo bar do chef Toshi Akuta (ex-Matsu)  está para inaugurar no bairro de Pinheiros. Enquanto isso, o chef participa de eventos mostrando o novo menu de sua cozinha que passeia por clássicos e autorais da culinária japonesa.

Imai Izakaya

A casa localizada no bairro da Saúde é comandada por Ronaldo Imai. Além dos tradicionais pratos quentes e substanciosos dos botecos japoneses, o menu ainda conta com releituras modernas como o Fish Sando e um balcão de sushi, onde Imai prepara iguarias como ostra, uni e peixes frescos do dia.

Kinboshi

Comandado por Fernando Kuroda (ex-Bueno), a casa no bairro do Paraíso é feita para quem conhece seu destino. É necessário tocar a campainha para revelar o restaurante que também conta com salas de karaokê. No menu, receitas apuradas como Mabo Nasu e Gyutan, podem ser servidas como porção ou como teishoku – ganhando gohan, salada de batata e sunomono como acompanhamentos.

Koya88

Localizado fora do eixo oriental, na rua mais boêmia da Vila Buarque, o Koya 88 é comandado por Thiago Maeda e Thiago Pereira. No bar, uma carta de coquetéis autorais criada por Pereira, conta com ingredientes japoneses como umê e shissô. Da cozinha, os petiscos são releituras de clássicos da cozinha quente japonesa na visão autoral de Maeda, como o guioza de porco, camarão, kimchi e alho negro.

Quito Quito

O menu é escrito diariamente na lousa e postado no instagram da chef japonesa Kaori Muranaka. Nascida no arquipélago de Ogasawara, Kaori trabalhou em bares de tapas européias no Japão antes de vir para o Brasil e inaugurar o restaurante Quito Quito, no Jardim Paulista. Os pratos mudam todos os dias, de acordo com o que há de mais fresco no mercado e com a criatividade da chef – que passeia por receitas japonesas, coreanas e européias, como a sardinha marinada.

Nombe

O diminuto bar na região da Berrini pertence a Rodolfo Matsumoto, que largou a vida corporativa para abrir o Nombe Izakaya. Com um menu que conta com porções e kushiyakis (espetinhos na grelha), é possível bebericar sake, sochu e cerveja.

Omoide Sakaba

Destino certeiro dos moradores da região de Mirandópolis e da comunidade japonesa, o bar da dupla Cláudio Shigue e Hiroyuki Masubuchi teletransporta para o Japão. Uma casa com fachada discreta, balcão de madeira e mesas na calçada, oferece um menu típico de izakaya, com clássicos como karaage, buta no missô e kimpira gobo. Da grelha, é possível pedir espetinhos no sal ou no molho tarê.  Uma  ampla carta de bebidas, servidas em doses ou garrafas, acompanham os embalos da noite.

Oriental Izakaya

O pub asiático do chef Vinicius Ikeda que iniciou sua vida em uma food bike chamada The Oriental Barbecue tinha proposta de fazer hambúrgueres, espetos e outros pratos com ingredientes 100% asiáticos. A bike deu lugar ao primeiro espaço, no Bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo, onde ficou por 3 anos.

Depois da pandemia, mudou-se novamente, desta vez para a Zona Sul, no Bairro de Mirandópolis, com o nome de The Oriental Izakaya – um izakaya com uma proposta moderna, mas com respeito máximo às suas raízes. O menu conta com releituras de pratos tradicionais de origem asiática. Na ampla carta de bebidas,  rótulos de sake, drinks autorais e uma produção própria e artesanal de cervejas e refrigerantes.

Yakitori

Basta sentar no balcão do restaurante para entender a escolha do nome Yakitori, em referência aos espetos variados de frango grelhado, muito popular no Japão. Desde sua abertura, em 1997, em Moema, Takaaki Yasumoto vem apurando e aperfeiçoando seu molho tarê – que vai por cima dos espetos antes de ir à grelha. O restaurante proporciona aos seus clientes a experiência de vivenciar o verdadeiro sabor da culinária japonesa.

Yoshi Izakaya

O bar frequentado pelos moradores do bairro da Vila Sônia é recepcionado pelo chef proprietário Osvaldo Ishiro Yoshimura Junior, o Junior. O espaço conta com receitas da cozinha quente oriental, assim como um sushi bar.

Yorimichi

Yorimichi significa parar no meio do caminho, uma pausa antes de prosseguir. Esta é a proposta de Ken Mizumoto (Shin Zushi) para o seu izakaya no Paraíso. Uma vasta variedade de espetinhos feitos na brasa, além de opções fritas, como o tempurá de milho, e frias, como o yukkhoe.

Serviço:

Izakaya Matsuri

Data: domingo, 30 de outubro de 2022

Horário: das 12h às 22h

Local: Bunkyo Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Rua São Joaquim, 381, Liberdade, São Paulo, SP

Link para compra do ingresso: https://www.sympla.com.br/izakaya-matsuri–festival-reunindo-diversos-izakayas__1754262

Estacionamento no local.

Metrô mais próximo: Estação São Joaquim

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here