Drink – El Presidente Brasil x Cuba

0
719

Drinks - El Presidente
Duas semanas atrás estive em Cuba participando de um Seminário Internacional Habana-Habanos onde ministrei duas palestras. Em uma delas tratei de novas tendências na coquetelaria e abordei o tema coquetéis anejados. O assunto foi muito comentado por diversos bartenders cubanos pois o drink escolhido foi o El Presidente, um coquetel dos anos 20 que estava praticamente esquecido no país do Mojito e Daiquiri.
El Presidente, assim como a maioria dos coquetéis, tem várias histórias, muitas delas nebulosas que dão conta de sua origem. Uma delas diz que o coquetel ganhou fama entre as décadas de 1920 e 1940 durante a lei seca que atingiu os Estados Unidos. O drink recebeu este nome em homenagem ao então presidente da república de Cuba, Gerardo Machado e rapidamente se converteu na bebida preferida da aristocracia cubana.
O El Presidente que levei do Brasil foi feito pelo meu amigo Marcelo Serrano do Brasserie des Arts que gentilmente envelheceu o drink por dois meses em suas barricas.  O resultado foi um sucesso tremendo entre os cubanos e ainda tive a oportunidade de ir ao Sloppy Joe’s  http://goo.gl/E1yf0j  um dos bares mais antigos de Cuba que reabriu recentemente provar a receita original.
El Presidente
50ml Havana 3 Años
15ml Vermout
15ml Triple Sec
5ml Grenadine
Modo de preparo:
Coloque Havana 3 Años em um Mixing Glass com gelo.
Adicione o Triple Sec e o Vermout e mexa rápido.
Coe numa taça martini gelada.
Por fim adicione o Grenadine e decore com uma casca de laranja.
El Presidente – Versão Marcelo Serrano
Taça- martini
Rum Havana Club 3 anos
Vermute rosso
Vermute seco
Bitter de laranja
Añejado por 8 semanas em barril de carvalho
Decoração – zest de laranja flambado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here