Festa Passport VJ University, com o maior VideoMapping já feito no Brasil

0
551

Em sintonia com as vertentes inovadoras de VideoMapping, que unem técnica e arte, o Whisky escocês Passport, em parceria com os United VJs, apresenta evento inédito na cidade de São Paulo – o Passport VJ University.

O projeto é uma ação importante de valorização da cultura e do espaço urbano. A festa de encerramento do Passport VJ University, dia 17 de dezembro, é um presente aos paulistanos, pois vai inserir um monumento representativo da cidade no universo da arte visual e da música eletrônica.

Para difundir a linguagem do VideoMapping o projeto conta também com uma série de workshops com os principais artistas da cena mundial, estabelecendo uma troca de experiências internacionais e aprendizado dessa arte e técnica.

O VideoMapping, ou mapeamento de video, é uma técnica artística que desenvolve uma maquete virtual da área projetada, criando um cenário perfeito para texturas e mapeamento arquitetônico, transformados em elementos interativos dentro do espaço urbano. A performance reúne roteiro, arte gráfica e video design e aliada a um Sound Design específico, a experiência sensorial ganha um destaque mais amplo, dentro da obra.

Os workshops serão ministrados de 08 à 14 de dezembro, na escola de produção audiovisual Trackers, que tem um cenário perfeito para os interessados na arte e técnica do VideoMapping, e terão curadoria do premiado VJ Spetto.

O whisky Passport e os United VJs vão presentear a cidade de São Paulo com uma série de VideoMappings projetados nos espaços do “Edifício da Biblioteca”, que conta com 70m de largura x 37m de altura, e no “Salão dos Atos”, com 90m de largura x 32m de altura. Um espetáculo visual fantástico que cobrirá totalmente as fachadas dos dois edifícios com imagens projetadas.

Serão mais de 300 mil ansi lumens em potência de projeção. A técnica de montagem ficará a cargo da On Projeções com supervisão dos United VJs. As projeções serão executadas pelos artistas do UrbanScreen (Alemanha), Telenokia (Barcelona) e United VJs, inéditos no Brasil.

Os alemães do UrbanScreen são conhecidos por fascinantes reconstruções de prédios europeus e simulações de pessoas em ação nos edifícios, como, tentando escalar as estruturas. Para atestar a autenticidade de seus trabalhos, o UrbanScreen permite a interferência do público que abre e fecha janelas dos monumentos mapeados ou passa na frente das projeções misturando as insólitas imagens ao mundo real.

UrbanScree – http://youtu.be/S2ac_l73rlQ e www.urbanscreen.com
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=L6U2FXFSEWU]

Narrativas visuais são o forte da comunidade de criativos Telenoika, de Barcelona. Músicos, criadores visuais, programadores informáticos e pessoas que trabalham com eletrônica contam histórias que remetem à tradicional Catalunha mas com tecnologia de ponta. São de encher os olhos e as emoções.

Telenoika – http://youtu.be/L6U2FXFSEWU e http://telenoika.net/
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=S2ac_l73rlQ]

Os United VJs é composto por uma seleção dos melhores mappers do mundo. Conhecidos pelas impressionantes e premiadas apresentações na Europa como Londres, Berlim e Budapeste, prometem fechar a noite com imagens e som impressionantes.

United VJs – http://youtu.be/iqa5wkXASfA e www.unitedvjs.com/
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=iqa5wkXASfA]

E nos comandos das pick-ups, o DJ Tahira abre a pista com sua discotecagem eclética baseada numa mistura de estilos musicais que inclui música brasileira, latina, africana, jazz, soul e funk.

A segunda atração musical, é o dj e produtor americano Larry Heard, considerado o pai do deep house, devido à sua obra-prima “Can You Feel It”. Responsável por marcar o inicio do estilo, Larry mistura sutilmente componentes do jazz em suas músicas de estilo inovador e sofisticado.

E para encerrar com chave de ouro, diretamente de Detroit, o DJ Derrick May, o pai do Techno, conhecido pelo seu estilo refinado e por introduzir elementos psicológicos e futuristas na música. “É algo como George Clinton encontrando o Kraftwerk dentro de um elevador”, definição de May sobre o techno. A cena eletrônica da cidade de Detroit é uma das mais reconhecidas no mundo todo.

A festa tem início às 16h com término previsto para 00h e será gratuita. Os ingressos serão distribuídos através da fanpage da marca no Facebook_www.facebook.com/PassportScotchBrasil

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here