Festival Origens abre inscrições para 3ª. Edição

0
1968
Foto – Cesar Adames

No próximo dia 7 de Maio abrem as inscrições para a 3ª edição do Festival Origens que será realizado entre os dias 17 a 20 de outubro, nas cidades de Cachoeira e São Félix, no Recôncavo baiano.

O Festival Origens 2019 busca valorizar os produtos de origem baiana que proporcionam harmonização com o tabaco. A programação oficial de três dias oferece ao público atividades que proporcionam o conhecimento da cadeia produtiva do tabaco desde a semente até o charuto pronto para o consumo. Alem das visitas a fábricas e plantações o evento conta com workshops de harmonização do charuto com cachaça, café e chocolate, que juntos formam os 4 C da Bahia.

A grande novidade na programação desta edição é a inclusão da Rota Náutica do Charuto: um dia extra e opcional que antecede à programação oficial do evento. Nesta rota, os participantes conhecerão o caminho pelo qual os charutos navegavam no século XVIII. O trajeto será realizado em uma escuna, partindo da Baía de Todos os Santos, em Salvador, até atracar na histórica Cachoeira, cidade sede do festival.

 O charuto e o Recôncavo

A escolha do local para o evento se deve à história centenária do Recôncavo baiano na produção do tabaco, que atravessa gerações há mais de 450 anos. As características do solo, clima, história e cultura da região são os elementos fundamentais para tornar o charuto produzido nessas terras um produto de origem reconhecido por sua qualidade em todo o mundo.

Foto – Cesar Adames

A produção de tabaco na região envolve 23 municípios vizinhos e gera cerca de 4,5 mil empregos diretos e indiretos, que em grande parte são ocupados por mulheres responsáveis financeiramente por suas casas. O Recôncavo abriga empresas produtoras de tabaco que cuidam de toda cadeia produtiva e a centenas de famílias da agricultura familiar.

Foto – Divulgação

O festival é uma realização do Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia (Sinditabaco) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Prefeitura Municipal de Cachoeira, Prefeitura Municipal de São Félix, Café Latitude 13º, Fazenda Sagarana – Chocolate de  Origem e Cachaça Rio do Engenho.

As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 7 de maio, exclusivamente no site oficial do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here