Finlândia – Diário de viagem – 16/06/09

0
776

dsc03830Tradição na Finlândia a sauna é programa obrigatório de todos os Finlandeses e visitantes. Por conta disto foi programada uma sauna logo na parte da manhã em um hotel próximo da cidade que é especializado no tema. Mesmo com uma temperatura de 10º.C e um vento forte experimentamos e posso dizer que valeu pela  experiência.

No mesmo local tivemos a oportunidade de provar um autêntico barbecue finlandês. Nada de diferente do nosso tradicional churrasco não fosse pelas carnes, em especial salmão e rena. O chef do restaurante do hotel preparou uma seleção de carnes, batatas e molhos como entrada. Destaque para a lingüiça com recheio de queijo ganhadora do concurso nacional de lingüiças caseiras. Durante o almoço tive oportunidade de prova a cerveja No. 1 da Finlândia a Karhu III que traduzindo quer dizer urso em finlandês, o numero III representa uma escala de um a quatro que classifica as cervejas pelo teor alcoólico, esta em especial tinha 4,6% e a IV chega a ter 6,5%. É uma lager muito boa mas nada de extraordinário.

dsc038751Após o almoço tivemos uma demonstração de como preparar o Barbecue Finlandês e as estrelas foram o salmão e a rena. A rena por aqui é uma celebridade, pois alem de puxar o trenó do Papai Noel também é uma iguaria que entra no cardápio somente em ocasiões especiais pelo preço e pela dificuldade de encontrar. O preço do Kg pode chegar a € 80 para o filê que foi utilizado para preparar um hambúrguer de rena com cogumelos. A receita é bem simples: dois cogumelos shitake grandes grelhados que farão o papel do pão, pepino, bacon e file de rena fatiado (veja na foto como ficou).

Depois do almoço estava previsto um passeio de balão, mas como estava ventando demais e os finlandeses são muito preocupados com segurança ele foi cancelado. Eles ficaram com medo que fossemos parar na Dinamarca tamanha força do vento. Paradsc03919 substituir o passeio programado foi organizado um tour de lancha. Vocês podem estar achando que não tem nada demais num simples passeio de lancha se não tivéssemos algumas variáveis a considerar, temperatura de 10º.C, ventos gelados e a lancha que era de corrida. Para que ninguém se molhasse foi entregue um macacão emborrachado, luvas, gorro e óculos de mergulho que deixou todo mundo com um visual de astronauta em dia de simulador de gravidade zero. Foi meia hora de muita velocidade, pulos na água com o bote subindo em ondas de um mar bem agitado.

Para finalizar o dia fomos jantar no restaurante Nokka onde pude provar a cozinha finlandesa moderna. De entrada sopa fria de ervilhas seguida de aspargos com peito de prato defumado. O prato principal foi cordeiro e a sobremesa seleção de queijos finlandeses ao molho de frutas vermelhas. Amanhã tem mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here