Fogão e Alambique – Dupla boa que só vendo

0
672
O Brasil tem atualmente cerca de 5.000 rótulos de cachaças registrados oficialmente e mais de 15.000 sem registro. Por conta disso é muito difícil definir qual é a melhor cachaça brasileira e tentar montar uma lista com as dez mais.

Eu tenho as minhas preferidas e uma delas é a Cambraia produzida pela Indústria de Bebidas Pirassununga no interior de São Paulo. Fiquei fã desta cachaça em 2010 quando conheci o trabalho de harmonização que eles vem fazendo com menus gastronômicos todos os anos. A ideia é montar um menu harmonizado com a cachaça e oferecer uma real oportunidade ao apreciador de conhecer este potencial de combinação que a cachaça tem.

Neste ano coube a chef Janaina Rueda do Bar da Dona Onça no centro de São Paulo a responsabilidade de criar um cardápio intitulado Fogão & Alambique 2012, com pratos e drinques preparados e harmonizados com a bebida que vai até dia 9 de Dezembro.

Janaina já é uma personalidade da gastronomia paulista que vem ganhando todos os prêmios possíveis nos últimos anos com seu Bar da Dona Onça, casa que surpreende pelos pratos inspirados na cultura do interior paulista e onde a cachaça é a bebida líder em vendas com 47 rótulos a disposição dos apreciadores.

Pasteis de Cachaça

Para começar sugiro a porção com 6 pastéis de bobó de camarão ao perfume de Cachaça Cambraia que vem acompanhado de um shot de Cachaça Cambraia 1 ano (R$ 29,00). A massa do pastel é uma receita de família e leva cachaça na massa do pastel que faz com que a massa fique pururucada e deliciosa.

Depois é só partir para o Menu Cambraia que tem como entrada uma Salada de polvo marinado em vinagrete de Caipirinha Cambraia e a Caipirinha 3 Limões (cravo, galego e taiti).

Menu Cambraia

O prato principal é o Arroz embriagado na cachaça, um miniarroz com músculo cozido, couve rasgada e abóbora cabochan que vem com um drinque de suco de laranja com Cachaça Cambraia. A entrada, prato principal e as duas bebidas são feitos com a Cachaça Cambraia 3 anos.

Para sobremesa uma compota de caju com melaço de cachaça e sorvete de baunilha. A harmonização é feita com um drinque de melaço de cana e Cachaça Cambraia 5 anos que foi utilizada na sobremesa também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here