Goose Island e Cachaça Yaguara criam cervejas envelhecidas em barris de cachaça

0
838


A cerveja Goose Island, reconhecida internacionalmente como ícone no processo de envelhecimento da bebida em barris de uísque, uniu sua experiência cervejeira com a cachaça brasileira Yaguara para criar cervejas envelhecidas em barris do destilado. O resultado é a experiência We Have Wood, uma degustação de três blends da bebida maturada em madeiras diferentes, finalizada com uma dose de Yaguara Ouro e que esta disponível da Goose Island Brewhouse em versão limitada.
Para criar essa experiência, utilizou-se como base o estilo escocês Wee Heavy, que foi fermentado com a mesma levedura usada na preparação de cachaças e teve adição de caldo de cana de açúcar durante a etapa de fervura do processo, que no total levou 20 dias. Após esse período, a cerveja foi transferida para os barris de madeira para envelhecer por 3 meses. Cabreúva, Carvalho Americano e Amburana são as mesmas madeiras utilizadas nas barricas para envelhecer a Yaguara Ouro. Além delas também utilizou-se Grápia e Carvalho Francês.
O trio de cervejas e dose de cachaça We Have Wood (R$60) que será oferecido exclusivamente na Goose Island Brewhouse é composto por:
– We Have Wood 1, o líquido base que não passou pelo processo nos barris, possui tonalidade escura, com traços rubi. No sabor e aroma é possível encontrar notas de rapadura, toffee, condimentado e um leve frutado, que resultam em uma textura licorosa no paladar.
– We Have Wood 2, uma mistura da cerveja envelhecida em barris de grápia e carvalho francês, apresenta um aroma de frutas vermelhas, como morango, cereja e framboesa. Do carvalho será possível sentir uma complexidade de couro e tabaco. “Tem um bom equilíbrio no paladar, evidente da maturação em barricas de madeira. Licorosa, com agradável maltado”, explica Guilherme.
– We Have Wood 3 é uma versão mais complexa, um blend da cerveja maturada em três madeiras diferentes. O carvalho americano resultou em sabores de coco, baunilha e chocolate. Já a cabreúva, acrescentou caráter mais terroso e herbal para o blend, enquanto a amburana se destaca com aroma amadeirado e ressalta ainda mais o coco e baunilha.
GOOSE ISLAND BREWHOUSE – Rua Baltazar Carrasco, 191 – Pinheiros – Tel: 2886-9858

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here