Gran Reserva: a nova linha de vinhos sustentáveis da Concha Y Toro

0
683
Gran Reserva: a nova linha de vinhos sustentáveis da Concha Y Toro
Nova linha de vinhos – Foto – Divulgação

Com o propósito de reafirmar seu compromisso com a preservação da natureza e elaborar vinhos de qualidade, com consciência ambiental, a Concha y Toro acaba de lançar Gran Reserva, vinho produzido dentro das mais rigorosas práticas sustentáveis, concebidas para proteger a biodiversidade dos biomas chilenos em todos os âmbitos possíveis. Esta é a primeira linha da vinícola chilena, na qual a origem de cada variedade está associada a diferentes bacias hidrográficas no Chile. Isto porque os rios são os responsáveis por trazer características especiais em termos de solo e clima destes lugares, já que agem como verdadeiros corredores por onde entra a brisa marinha ou andina que resfria os vinhedos, gerando condições excepcionais para o cultivo da videira. Gran Reserva chega ao mercado brasileiro nos rótulos Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon e Carménère, ao preço sugerido de R$ 109,90 (à venda exclusivamente no Pão de Açúcar até o final de setembro).

Após uma pesquisa exaustiva, foram selecionados os vinhedos Palo Santo na ribeira do Tinguiririca, Denominação de Origem (D.O.) Marchigüe, no vale de Colchagua, onde nasce o Cabernet Sauvignon; Peumo, na ribeira do Cachapoal, D.O. Peumo, no vale de Cachapoal, berço do Carménère; e Ucúquer, na ribeira do rio Rapel, D.O. Litueche, no vale de Colchagua, que dá origem ao Sauvignon Blanc. Marcio Ramirez, nome forte na seleta família de enólogos da Concha Y Toro está à frente dos rótulos tintos Gran Reserva, enquanto Max Weinlaub, outro destacado enólogo da companhia, é responsável pela elaboração do Gran Reserva Sauvignon Blanc. Vale ressaltar que, um dos principais interesses da Concha y Toro é a conservação da flora e da fauna para alcançar uma produção sustentável e ecologicamente correta em áreas próximas às margens dos rios dos vales vitivinícolas mais importantes do Chile, como parte de sua busca por maior frescor em seus vinhos.

Gran Reserva Sauvignon Blanc

É um Sauvignon Blanc de clima frio que busca proteger e restaurar a biodiversidade da Bacia do Rio Rapel. Sua origem é o Vinhedo Ucúquer, localizado a 14 quilômetros do Oceano Pacífico, onde as constantes brisas do mar e do Lago Rapel refrescam o vinhedo, onde crescem 22 hectares de videiras Sauvignon Blanc. Dada a relevância destas bacias nos seus respectivos vales, a equipe enológica considera extremamente importante proteger a biodiversidade e promover o desenvolvimento de práticas agrícolas mais sustentáveis e em harmonia com o seu ambiente natural.

Gran Reserva Carménère

O rótulo Carménère é produzido no Vinhedo Peumo, D.O. Peumo, no vale de Cachapoal, conhecido como ribeira do Cachapoal. O vinhedo está localizado a 170 metros acima do nível do mar e se estende ao longo do rio Cachapoal, em terraços de colinas da cordilheira da Costa. As parreiras correspondem à seleção massal pré-filoxera e são conduzidas em espaldeira vertical. Os solos são profundos e, graças a uma primeira camada de argila, retém a umidade, o que permite à parreira estar ativa até o final de maio quando o Carménère é colhido, além de controlar seu vigor e crescimento. O clima, por sua vez, é mediterrâneo, com estação seca prolongada, mas sem temperaturas extremas, com dias quentes e noites temperadas, moderadas pela influência do rio Cachapoal e do lago Rapel.

Gran Reserva Cabernet Sauvignon

Gran Reserva Cabernet Sauvignon é produzido no Vinhedo Palo Santo, localizado a 180 metros acima do nível do mar, e se estende ao longo de encostas e terraços próximos à ribeira sul do rio Tinguiririca. As parreiras correspondem à uma seleção pré-filoxera e são conduzidas em espaldeira vertical. O solo é coluvial, com suaves encostas de origem granítica. Também apresenta terraços originados pelo depósito de sedimentos arrastados pelo rio Tinguiririca. O clima é mediterrâneo, com prolongada estação seca. As temperaturas são moderadas pela influência do rio e por brisas costeiras.

Sobre a Concha Y Toro

Viña Concha y Toro é uma empresa global líder na indústria do vinho com mais de 135 anos de história. Atualmente é a maior exportadora de vinhos da América Latina e uma das principais marcas de vinho do mundo, com presença em mais de 130 países, segundo dados do ranking da Wine Intelligence, consultoria mundial em vinhos. As origens de sua produção no Chile, Argentina e Estados Unidos conferem aos seus vinhos caráter e identidade, resultando em uma grande família de marcas globais únicas, reconhecidas mundialmente por sua qualidade, inovação e sustentabilidade.

A empresa está sediada em Santiago do Chile e possui 12.313 hectares de vinhedos plantados nos principais vales vitivinícolas do Chile, Argentina e Estados Unidos. A companhia também possui 13 escritórios de vendas localizados nos principais mercados ao redor do mundo. Em 2021, Viña Concha y Toro tornou-se uma Certified B Corporation, selo concedido às empresas comprovadamente comprometidas com a agenda ESG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here