Guayabera – Goiabas, Soldados, Presidentes e Charutos

1
10216
Guayabera  – Goiabas, Soldados, Presidentes e Charutos
Guayabera uma camisa com muitas histórias
Foto – Raquel Oliveira

A Guayabera é um tipo de camisa que representa a história de vários países centro americanos. Esta peça icónica é rica em tradições que tem um grande significado nacional, regional e cultural. Discutir sua origem e história é quase um trabalho acadêmico que até já rendeu uma exposição em 2012 chamada de “The Guayabera: A Shirt’s Story” no museu de História de Miami, Estados Unidos.

A grande maioria dos historiadores concordam que sua origem foi Cuba mas temos várias  versões para sua criação.

Guayabera tradcional cubana dos anos 1920
Foto – Museu histórico de Cuba

Goiabas e Yayabo

Alguns pesquisadores acreditam que o traje surgiu nas Filipinas em uma versão chamada de Barong Tagalog (ou Barong ou Baro), que é considerado o traje nacional do país. Uma camisa leve, muitas vezes de tecido simples e bordada, os estudiosos sugerem que o barong chegou a Cuba através do México através de comerciantes de escravos. Os cubanos, por outro lado, reivindicam a história do trabalhador e de sua esposa, com referências a guayabera na literatura cubana desde a década de 1890.

Região de Sancti Spiritus em Cuba

Segundo esta versão os imigrantes espanhois José Pérez Rodríguez e sua esposa, Encarnación Núñez García ao chegar em Cuba se estabeleceram perto do Rio Yayabo em Sancti Spiritus. José pediu a sua esposa que fizesse uma camisa com mangas mais longas e quatro bolsos para guardar seus charutos, pertences e “otras cositas” enquanto trabalhava.

Ilustração com Guayabera e Goiabas
Museu histórico de Miami

Como era muito prática logo começou a ser copiada na região que tinha uma grande produção de goiabas cultivadas pelos  guayaberos (produtores de goiaba) que a utilizavam  para levar as guayabas (goiabas) dando outra versão para o termo Guayabera.

Outra versão vem do termo Yayabero usado para desginar as pessoas da região do rio Yayabo em Cuba.

Uniforme militar

Outra versão da história relata que a guayabera surge como uma releitura de uma camisa usada pelo exercito espanhol durante a guerra hispano-americana (1898) que libertou Cuba do dominio espanhol.

Uniforme do exército espanhol usado na guerra hispano-americana
Foto- Acervo do Museu de Armas Espanhol

O uniforme era feito com um tecido chamado rayadillo (material listrado azul e branco) e tinha quatro bolsos perto da bainha para colocar munição dos rifles utilizado na guerra.

Versão mexicana

Após a revolução cubana em 1959, os fabricantes no México ganharam destaque na produção desta camisa e introduziram bordados que simbolizavam a  tradição  têxtil da cultura maia. Neste momento ela recebe o nome de camisa de Yucatán ou também como  “camisa de casamento mexicana”. Ela  tornou-se um item básico para casamentos na praia, com seu tecido de linho e cores claras que mantêm o corpo mais fresco com o calor em um estilo que pode passar mais formalidade..

XXIV Cumbre Ibero Americana realizada em Veracruz no México em 2014
Foto- Divulgação

Na década de 1970 ela fica ainda mais popular quando o então presidente Luis Echeverria começou a usar as camisas em eventos públicos para se conectar à população. Até hoje em dia é muito comum ver politicos utilizando guayaberas quando fazem campanha.

Cuba e charuteiros

Em cuba hoje em dia ela vem morrendo lentamente como tradição popular a ponto de estarem sempre associadas ao governo.  Os turistas podem encontrar guayaberas a venda em várias lojas mas a qualidade deixa um pouco a desejar.

Por outro lado ela ficou muito popular entre os charuteiros pela praticidade dos bolsos. Dá para colocar porta-charutos, cortador e isqueiro em cada bolso diferente. O produtor de charutos Don Fernando  que é cubano resolveu trazer a Guayabera para o Brasil e produz localmente vários modelos de excelente qualidade. Veja onde comprar neste link.

Guayabera Don Fernando
Foto- Divulgação

Uma camisa, vários nomes

  • Mexican Wedding Shirt
  • Cuban Shirt 
  • Cigar Shirt 
  • Chacabana – na República Dominicana
  • Shirt-Jac – em Trinidad & Tobago e Guiana 
  • Guayabel – no Haiti 
  • Safari Shirt – no Reino Unido 
  • Bush Jacket – na Jamaica
The Guayabera: A Shirt’s Story” exposição no Museu de História de Miami
Foto – AP Photo/Lynne Sladky

Independentemente da verdadeira origem das camisas, seus laços com a cultura, a história e a sociedade hispânicas são claros. Continua sendo um pilar e ícone do estilo hispânico, com guayaberas sendo usadas em várias ocasiões, manga curta para o dia a dia ou manga longa para eventos mais formais.

1 COMENTÁRIO

  1. Povo de Cuba morrendo de fome e uma camisa, dita histórica de guerrilhas, fruto da pura vaidade, usada por políticos, custando 1000 reais. Hipócritas!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here