“Leave the gun! Take the Cannoli.”

0
448

2018-07-23- “Leave the gun! Take the Cannoli.”
Guilherme Matheus, Sócio Fundador e cervejeiro da Mafiosa sempre gostou de filmes com gangsters. Em outubro de 2013 ele e, um grupo de amigos se reuniu para produzir cerveja em casa com o intuito de descobrir novos sabores, aromas e suprir o próprio consumo. A produção caseira, toda improvisada, lembrava a fabricação de bebidas durante a lei seca americana, controlada pela máfia italiana. Surge aí a  Mafiosa Cervejaria, batizada assim com a aprovação de toda a “famiglia”.
Logo os amigos começaram a se interessar, curiosos em descobrir as receitas criadas nas panelinhas da Mafiosa. A produção, bem pequena, permitia apenas que os mais próximos conseguissem algumas amostras, que sempre foram muito elogiadas!
Cinéfilos, os rótulos sempre foram criados em homenagem a algum filme, personagem, ou até algum detalhe de grandes filmes que casualmente sempre acabavam ligados ao tema Máfia.
A paixão pela Cerveja Artesanal foi crescendo, e os Mafiosos decidiram aumentar a produção. Em parceria com a Cervejaria Dádiva, lançaram sua primeira receita em escala industrial (2000 litros) que foram rapidamente espalhados por toda a região. Nascia assim a IPA Don Drino, receita preferida dos amigos, e escolhida para apresentar a Mafiosa Cervejaria ao mercado.
20180710_133159 (1).jpg
De lá para cá a famiglia aumentou, com A Noiva (American Wheat), Lawless (Pre-Prohibition Lager), A Noiva Volume 2 (American Wheat), Consiglieri (Double IPA) e Crooner (American Strong Ale).
A mais nova integrante do grupo é a Leave the gun! Take the Cannoli uma Russian Imperial Stout com 11% de teor alcoolico. O nome e o rótulo foram inspirados no clássico O Poderoso Chefão. “Leave the gun! Take the Cannoli.”, frase improvisada pelo personagem Clemenza, interpretação de Richard Castellano no filme de 1972, fechou com chave de ouro uma irônica cena de crime na produção, conquistando destaque no roteiro e ganhando reconhecimento público do célebre diretor Francis Ford Coppola ao ator na época.
A cerveja é uma ótima combinação para uma clássica sobremesa italiana o Cannoli que surgiu na Sicilia e é uma espécie de canudo frito recheado com um creme de ricota temperado com casca de laranja. Porém, pode ser produzida diferentemente em diversas regiões da Itália, com adição de frutas cristalizadas ou chocolate em sua composição, mas no geral todas são finalizadas com um toque de pistache, em pequenos pedaços, na decoração.
Para reproduzir as características dessa tradicional sobremesa na cerveja, a Mafiosa trabalhou com maltes que remetem à lembrança de biscoitos além da adição de baunilha, cacau, casca de laranja e pistache, esse último utilizado tanto na mosturação, quanto em conjunto com os grãos da maturação, na receita. A Leave de gun! Take the Cannoli vai estar disponível em chope e garrafa rolhada de 375 ml.
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here