Linha de vinhos Robert Mondavi Bourbon e Rum Barrel

0
531
Foto – Divulgação

Sempre em busca de inovação e seguindo a tendência mundial, a linha Robert Mondavi Private Selection apresenta a série Barrel Aged, que traz vinhos envelhecidos em barricas por onde já passaram Bourbon e Rum

Os efeitos de envelhecimento em barricas de Bourbon e Rum incluem notas de caramelo, xarope, baunilha, açúcar mascavo, especiarias doces e, também, um caráter sutil do próprio Bourbon e do Rum. Nota-se ainda um aumento no corpo e no volume alcoólico.

Antigamente, o motivo da reutilização dos barris de Bourbon era o custo mais baixo, devido à alta disponibilidade. Como o Bourbon é obrigatoriamente envelhecido em carvalho americano novo, depois de terminar o período de amadurecimento do Whiskey, as barricas não tinham mais serventia aos destiladores, pois o lote seguinte exigia uma nova leva de barricas. Então as usadas eram vendidas a baixos preços, e reaproveitadas nas vinícolas.

Volta ao passado

O retorno a essa antiga técnica significa uma busca por um novo perfil de produto, por conta das características específicas que o “Bourbon Barrel” pode transmitir ao vinho. Tipicamente, o barril de Bourbon é feito de carvalho branco americano (Quercus alba), possui capacidade de 200 litros e um grau de tosta muito maior que um barril feito para guardar vinho. Uma camada de aproximadamente 3 milímetros de carvão é criada nas paredes internas, o que cria fissuras que acabam aumentando a superfície de contato. Ao mesmo tempo, o carvão age como uma barreira entre o vinho e a madeira, fazendo com que as substâncias da madeira sejam desprendidas de maneira gradual. Obviamente, o alto grau de caramelização que atinge a madeira produz grande quantidade de moléculas aromáticas, que contribuem com notas de baunilha, caramelo e toffee.

Robert Mondavi

Foi o maior símbolo da vitivinicultura americana. Fundou sua vinícola em 1966 na Califórnia, EUA, e sempre acreditou que poderia produzir vinhos do mais alto padrão de qualidade. Americano e filho de imigrantes italianos, Robert Mondavi foi sempre Influenciado pela cultura e tradições do Velho Mundo. Atualmente está entre as 50 marcas mais admiradas do mundo

Foto – Divulgação

Robert Mondavi Private Selection Bourbon Barrel Aged  Chardonnay

Esse é o primeiro e único Chardonnay maturado em barricas de ex-Bourbon. As uvas são colhidas na região costeira de Monterey e o vinho passa por maturação em barricas americanas novas, que conferem notas tostadas, e em barricas selecionadas de Bourbon do Kentucky, que adicionam notas de baunilha, especiarias doces.

Visual: Amarelo dourado

Aroma: Notas de abacaxi maduro, coco queimado, baunilha, marshmallow.

Paladar: Corpo alto, boa acidez, textura rica e macia com final longo

Serviço: 10°C a 12°C

Harmonização: Carnes brancas com molhos gordurosos, massas com molhos a base de queijo, queijos azuis.

Foto – Divulgação

Robert Mondavi Private Selection Rum Barrel Aged Merlot

O Rum Barrel Aged Merlot combina a tradicição da vinificação da Califórnia com o inovador envelhecimento em barris de rum. Isso resulta numa experiência sensorial incrivelmente única, já que esses barris transmitem nuances complexas de melaço e coco queimado.

Visual: Vermelho rubi

Aroma: Groselha e amora negra, bordo, canela, baunilha, coco queimado

Paladar: Médio corpo. Taninos macios e final persistente

Serviço: 16°C a 18°C

Harmonização: Carnes vermelhas, churrasco e pratos intensos

Foto – Divulgação

Robert Mondavi Private Selection Bourbon Barrel Aged  Cabernet Sauvignon

Este Cabernet Sauvignon é elaborado com uvas de Monterey colhidas no auge da maturação de vinhas costeiras. Parte do vinho passa por envelhecimento em carvalho americano virgem e outra parte é envelhecida em barris de ex-bourbon. Os barris novos conferem notas tostadas e os usados aportam toques de baunilha e ervas secas,  resultando num vinho complexo e único, diferente de qualquer outro Cabernet.

Visual: Vermelho rubi profundo

Aroma: Cereja negra, açúcar mascavo, café e toques defumados

Paladar: Encorpado. Taninos intensos e final persistente

Serviço: 16°C a 18°C

Harmonização: Pratos intensos, carnes grelhadas e ragu de linguiça

Onde comprar – TODOVINO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here