Livro Eu só queria jantar

0
418

2018-08-14- Livro Eu só queria jantar
O texto de hoje é sobre o mais recente livro do consultor gastronômico Luiz Américo Camargo. No livro Eu só queria jantar (Editora CLA, R$ 48,00, 229 páginas), ele reúne 120 textos que têm como eixo comum o universo da comida e dos restaurantes.
Conheci Luiz Américo muitos anos atrás, primeiro lendo seus textos no caderno de gastronomia Paladar do jornal O Estado de São Paulo que ele ajudou a criar. Depois tive a oportunidade de conhecer pessoalmente e assistir suas palestras durante os eventos Paladar do Brasil também organizados pelo jornal. Posso dizer que aprendi muitas coisas com seus textos e principalmente com suas apresentações. Alguns ensinamentos como;  “Para que falar mal se temos outras coisas que podemos falar bem?”, selecionar a noticia que realmente interessa ao leitor e acima de tudo treinar o paladar, tanto para comida quanto para a bebida. Só assim é possível ter um juízo de valor e competência para comentar algo.
Voltando ao livro, a coletânea de artigos inclui a produção diversificada do autor ao longo de vários anos. Como ele mesmo explica, uma das vertentes é a do “crítico sempre em busca de prestar um serviço para os leitores; de construir um pouco do contexto (a cozinha, o cenário geral, o momento urbanístico) em que se encontra cada restaurante; de tentar transmitir a experiência de um conjunto de refeições, e fazer o leitor pensar a respeito”. Para quem gosta da gastronomia e de comer com certeza este livro é um prato cheio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here