Livro Fementação Selvagem

0
492

Quando você gosta de bebidas alcoólicas sempre quer saber mais e mais sobre suas histórias e principalmente como são produzidas. Para quem gosta deste assunto, assim como eu o livro Fermentação Selvagem de Sandor Elix Katz é um grande achado.

Sandor é um dos maiores especialistas em fermentação com diversos livros e artigos publicados. Com uma linguagem simples ele explica em detalhes o processo da fermentação em diferentes tipos de produtos.

APRENDENDO SOBRE FERMENTAÇÃO

Em um capítulo dedicado ao vinho o autor fala sobre o “Vinho de Cadeia”, para mostrar como ninguém precisa de equipamentos especializados ou ingredientes sofisticados para fermentar o álcool. Quem enviou à receita para Sandor foi Ron Campbell, um veterano de 18 anos do sistema prisional de Illions. Enquanto cumpria sua pena, Ron ganhou o apelido carinhoso de “Bartles & Jaymes” (uma marca de wine cooler) por sua prolífica produção de vinho atrás das grades. Ele também apresenta fatos históricos e algumas receitas, sendo principalmente de fermentações selvagens de baixa tecnologia. Este capítulo começa com receitas de vinhos e hidroméis baseados em açúcares simples que fermentam espontaneamente para produzir bebidas alcoólicas. Depois, passa para métodos um pouco mais complexos envolvendo envasamento e uma fermentação mais longa para produzir bebidas mais fortes.

Outro capítulo muito interessante do livro é sobre cervejas. O autor inicia contando sua experiência durante a produção da chicha (cerveja andina de milho mastigado). Também fazem parte do capítulo a produção da cerveja de arroz, maltagem, bouza (cerveja egípcia), cerveja africana de sorgo e tesgüino. Todos os processos são detalhadamente explicados e trazem curiosidades ao leitor, além do modo de preparo da bebida, acompanhado por belas ilustrações.

O preço do livro é R$ 139,90 e você pode comprar direto no site da editora SESI-SP no link abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here