Nem tudo que borbulha é espumante

0
639

cartilha

Aproveitando as festas de final de ano, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) lançou uma cartilha super explicativa sobre espumantes. Com o nome “Nem tudo que borbulha é espumante”, a cartilha ensina o leitor a diferenciar espumante, sidra, frisante, etc.

Além de classificar as bebidas, a cartilha ensina os métodos de produção de cada uma com uma linguagem muito simples e dinâmica. Também aprendemos como identificar cada bebida no super mercado, onde fica cada informação no rótulo, etc.

A cartilha faz um alerta importante e básico, apesar de nem sempre compreendido até por publicações especializadas no assunto. Só há dois tipos de espumantes, o espumante e o moscatel espumante. E os outros? Os outros não são espumante. “Bolinhas não são sinônimo de espumante”.
Para você que tem dúvidas, ou para você que está curioso, clique no link abaixo para fazer o download da cartilha! Boa leitura!

http://www.vinhosdobrasil.com.br/blog.php?post=39

1 COMENTÁRIO

    • Ola Kelly
      Em primeiro lugar desculpe a demora em responder. Estive fora do país nos últimos 20 dias e não consegui colocar todas informações em dia.
      Acabei de ler o material e gostei muito. Parabens, é uma ótima fonte de referencia para quem gosta e quer saber mais sobre vinhos e espumantes. Pretendo colocar uma nota no blog na proxima terça-feira.
      Um abraço e mais uma vez obrigado pela dica.
      Cesar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here