O Barbecue brasileiro – Livro histórico sobre o tema

0
406
O Barbecue brasileiro – Livro histórico sobre o tema
Livro O Barbecue Brasileiro
Foto – Divulgação

A capital paraense, considerada a porta de entrada para a Amazônia, carrega o título de berço da comida ancestral. Em suas ruas, reinam os carrinhos/bancas de comida típica: o tacacá, servido em cuias e bem quente, divide espaço na preferência do fim da tarde (quando tradicionalmente as bancas ficam lotadas) com a maniçoba, o caruru e o vatapá. É aqui, sob as mangueiras e o calor úmido que emana de todos os lados, que se vive, na prática, a experiência de degustar o alimento que nossos antepassados comiam, conservando tradições, sem abrir mão das inovações que as valorizam.

Debaixo desta linha do Equador, Edvaldo Caribé, advogado de formação e pitmaster (mestre churrasqueiro) de american barbecue por opção, debruçou-se sobre as tradições ancestrais, em busca das raízes do barbecue, que, embora seja um símbolo da cultura norte-americana, possui profundas raízes indígenas milenares. Caribé mergulha nessa história, trazendo à tona semelhanças com hábitos alimentares de povos originários do Caribe e do Brasil. Este livro é, portanto, uma obra se suma importância, por ser a primeira a abordar as origens e compartilhar técnicas do barbecue, adequando-as aos paladares brasileiros. Seu protagonismo reside também na busca alimentar ancestral e por refazer essa “trilha”, que nos traz aqui.

Livro O Barbecue Brasileiro
Foto – Divulgação

“O Barbecue Brasileiro – do moquém ao pitsmoker” é uma obra aos apaixonados pela técnica, mas, também, um saboroso inventário das ricas possibilidades que a comida nos oferece – a começar por seu objetivo gregário, de reunir amigos e familiares ao redor de uma mesa (ou do defumador). Um livro que já nasce histórico, por ser desbravador e esclarecedor – além de ser (se não o primeiro) um dos primeiros em língua portuguesa. O autor convida os leitores a viver a experiência de um “churrasco” (defumado, para ser mais correto!) milenar, utilizando técnicas e instrumentos contemporâneos. Uma viagem imperdível!

Livro O Barbecue Brasileiro
Foto – Divulgação

Edvaldo Caribé

Um sobrenome de sustância. Assim, podemos definir Edvaldo Caribé, que traz, em seu DNA, o sabor ancestral de um alimento que era também “remédio” essencial à força e recuperação da saúde. Logo, não poderia ser coincidência sua enorme devoção ao tema, ao qual ele se dedica desde 2015. Apaixonado pelo american barbecue, Caribé iniciou sua exitosa trajetória nesse universo e hoje é instrutor, além de juiz de competições do segmento. “O Barbecue brasileiro” é seu livro de estreia, editado pela Lettera L.

Sobre o livro

“O Barbecue brasileiro – do moquém ao pitsmoker”, de Edvaldo Caribé. 240 páginas.

Lettera L Editora – Belém-PA/2021

Instagram: @caribebbq

Sobre a editora:

A Lettera L Editora é paraense e, desde 2018, dedica-se a promover escritores e obras locais, sem abrir mão do respeito às suas histórias.

Instagram: @letteraleditora

Telefone: (91) 99149.4957

Onde comprar – clique aqui Amazon

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here