O que fumam os cubanos?

0
784
El Cacique e El Credito charutos consumidos pelos cubanos
Foto – Cesar Adames

Essa é uma pergunta que sempre me fazem sobre quais charutos os cubanos costumam fumar. O consumo de charutos em Cuba foi muito grande até 1959 quando a Revolução Cubana mudou o regime politico e social do pais. Nos anos seguintes o governo optou por se tornar uma república socialista, organizada segundo o modelo marxista-leninista, (partido único, sem eleições diretas para cargos executivos), da qual Fidel Castro foi o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e o presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros.

El Cacique e El Credito
Foto – Cesar Adames

Por conta disso vários símbolos e formas de consumo ligadas ao capitalismo foram abolidas e o consumo de charutos diminuiu drasticamente. No período pós queda do muro de Berlim todo tabaco produzido buscava atender as fábricas de charutos e marcas que sempre foram muito consumidas mundo afora como Montecristo, Partagas, Romeo y Julieta e Cohiba.

El Cacique e El Credito
Foto – Cesar Adames

Charutos para o mercado interno

Apesar de não terem acesso e dinheiro para comprar as pricipais marcas que estão a venda nas lojas do pais os cubanos contam um “cota” de charutos que podem comprar nas Bodegas (pequenos mercados) que atendem o povo cubano. São marcas com El Credito, El Cacique, Bauza, Moya e Reloba que praticamente tem o mesmo tamanho e são vendidas em maços com 25 charutos por 23 pesos cubanos, o equivalente a 1 CUC (Cuban Coin) que equivale a 1 Euro (R$ 5,75).  A unidade de cada charuto  sai por R$ 0,23 mas hoje em dia está difícil até para os cubanos encontrar estes charutos. Normalmente eles são comprados por aposentados que passam a vender a unidade na porta de sua casa por 1 CUC = 1 Euro como forma de ganhar um dinheiro que irá auxiliar nas despesas da casa.

Capa, Capote e miolo de fumo picado no charuto El Credito
Foto – Cesar Adames

El Cacique e El Credito

Tive a oportunidade de comprar e degustar estes dois charutos. O primeiro El Cacique tinha uma capa mais escura com várias manchas e estava um pouco mais compactado que rendeu um fluxo mais uniforme. O El Credito tinha capa mais clara, estava um pouco mais solto quanto a construção, mas também teve uma boa evolução na queima.  Os dois mantiveram a cinza do primeiro terço com quase 2 cm apesar de serem feitos com fumo picado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here