O Sonho de Alzira

2
315
O Sonho de Alzira
Foto – Divulgação

Quando os portugueses chegaram ao Brasil e iniciaram o ciclo da cana-de-acúcar, com eles, quase ao mesmo tempo, aportavam por aqui os primeiros alambiques que dariam vida à cachaça, a mais brasileira de todas as bebidas. Querida do povo brasileiro, foi também objeto de paixão de Octaviano Della Colletta, um filho de imigrantes italianos aficionado por cachaça – sua bebida favorita – e fonte de inspiração da destilaria que leva seu nome. Octaviano teve duas grandes paixões na vida. A primeira, Dona Alzira, e a segunda, a arte de beber e envelhecer Cachaça. A história de amor entre ele e Dona Alzira, com quem conviveu por 75 anos, permeia a criação de uma cachaça Premium com o nome da matriarca. Uma homenagem a esta mulher à frente do seu tempo. Uma sonhadora independente e livre. Assim, nasce Alzira Cachaça. De alma brasileira, leve, refrescante e descontraída, produzida em Torrinha, no interior de São Paulo.

Alzira é a materialização do sonho de Gustavo, neto de Octaviano e sua esposa Célia, ambos interioranos.  Embora separados por apenas 50km de distância entre Barra Bonita e Torrinha, foi preciso que a cidade grande, São Paulo, os aproximasse e unisse aquilo que eles têm em comum – a paixão pela gastronomia. Do prazer de cozinhar juntos, veio a França e a escola Le Cordon Bleu. Dalí surgiu mais que um casal, mas uma dupla de Chefs com papeis que se alternam conforme a necessidade da receita. Um modelo de parceria perfeita, um casal que partilha curiosidade e apetite infinitos, quilômetros colecionados ao redor do mundo, bem como receitas, sabores e memórias. Membros da Académie Culinaire de France, sendo Célia a primeira mulher a integrar esta prestigiosa instituição, eles têm um pé no 15ème, em Paris, e outro em São Paulo, somados à raiz caipira.  Arroz com feijão e hautes tables (grandes mesas), botecos e casas três estrelas. Tudo junto e misturado.

Foto – Divulgação

Dessa parceria permeada de amor pela comida e bebida, nasceu o interesse do casal em produzir uma Cachaça caipira, feita em Torrinha, para ganhar o mundo. A construção da Destilaria, seria também a oportunidade para homenagear o avô, Octaviano Della Colletta. Método de preparo apurado, equipamentos modernos, técnicas de produção cuidadosas e o cuidado com cada detalhe do processo faz com que a Alzira Cachaça seja única. O projeto arquitetônico e a estrutura ali montada não devem em nada às mais emblemáticas destilarias internacionais. A ideia do casal é abrir a casa para visitação guiada quando a pandemia estiver controlada, de modo que o público possa acompanhar o fascinante processo de produção das Cachaças Premium ODC.

Alzira cachaça apresenta excelente qualidade sensorial e cor amarelo-palha de brilho intenso. As suas lágrimas escorrem lentamente nas paredes da taça. Doce e calda de frutas são os principais aromas desta Cachaça. O aroma alcoólico é suave e equilibrado, e a baixa acidez traz uma elevada sensação de viscosidade e notas aveludadas ao paladar, tornando Alzira Cachaça suave e muito agradável. Perfeita para ser tomada pura, com gelo ou em diversos drinks. Todas essas características são resultado de uma qualidade superior no seu processo de produção e no armazenamento da Cachaça em madeiras de Amburana e Jequitibá. O blend fino destas madeiras brasileiras nobres homenageia sua origem tupiniquim. Alzira Cachaça é armazenada em tonéis de Jequitibá e barris de Amburana e depois de finalizado, o blend arredonda em tanques menores de Jequitibá Rosa com objetivo de moldar e equilibrar o perfil sensorial obtido pela mistura das madeiras.

Perfil Sensorial 

A Alzira é uma cachaça de excelente qualidade sensorial. Tem uma cor amarelo palha de brilho intenso. As suas lágrimas escorrem lentamente nas paredes da taça. Os principais aromas da cachaça são: doce, calda de frutas, amadeirado, flores, alcoólico, canela, cana-de-açúcar, baunilha, gengibre fresco e figo seco. O aroma alcoólico é suave e equilibrado. A baixa acidez traz uma elevada sensação de viscosidade e aveludado ao paladar, tornando a ALZIRA uma Cachaça suave e muito agradável. Perfeita para tomar pura, com gelo ou em diversos drinks. Todas essas características são resultado de uma qualidade superior no seu processo de produção e no armazenamento da Cachaça em madeiras de Amburana e Jequitibá.

Foto – Divulgação

Harmonização 

Alzira é uma cachaça que harmoniza muito com peixes e frutos do mar, aves e carne suína magra, como lombo, além de vitela e coelho. Também pode acompanhar com elegância um excelente Curry. Ótima para ser servida com sobremesas à base de frutas, especialmente frutas brancas como pera e pêssego. Alzira está disponível em 3 rótulos para colecionar

Preço sugerido: R$ 98,00 

Onde encontrar:

www.oalambiqueiro.com 

www.cachacariasp.com.br

www.cachacarianacional.com.br 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here