O vinho que veio do gelo

0
365

Image

Fazia tempo que eu estava curioso sobre os vinhos do tipo Icewine. Ontem a noite a convite da Casa Flora Importadora tive a oportunidade de experimentar o Cave Spring Ice Wine. Este tipo particular de vinho é produzido a partir de uvas que foram deixadas na videira e congelaram por conta das baixas temperaturas.

Os açúcares e outros sólidos não congelam ao contrario da água ali contida, desta forma temos um mosto mais concentrado que é obtido da prensagem das uvas congeladas. Após a prensagem os cristais de água ficam na prensa e o que sobra é uma menor quantidade de vinho, mais concentrado, mais doce e com alta acidez.  Diferente dos vinhos de sobremesa como o Sauternes ou o Tokay que vem de uvas atacadas por fungos as uvas do Icewine deve ser a mais saudáveis possíveis.

Sua origem vem da Francônia na Alemanha e foi descoberto por acaso no final do século XVIII. Ele chegou ao Canadá no final dos anos 70 onde sua produção começou a crescer de forma significativa nos anos 90 tornando o país o maior produtor atualmente.

O Ice Wine da Cave Spring é produzido na região de Niágara Peninsula com 100% de uvas da variedade Riesling. Tem um teor alcoólico de 11,5% e está disponível em garrafas de 375 ml pelo preço médio de R$ 180,00. Ele vai muito bem com foie grãs, queijos azui, panforte (tipo  de Panetone) e creme brulêe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here