Paladar Cozinha do Brasil – Café com Queijo

0
689

Começou ontem o evento Paladar Cozinha do Brasil promovido pelo melhor caderno de gastronomia do Brasil atualmente, o Paladar do jornal O Estado de São Paulo. Alem das diversas palestras e aulas sobre gastronomia o evento tem diversas degustações de vinhos, cafés, cervejas e cachaças, sempre focando produtos nacionais.

dsc08945A primeira palestra de sexta-feira foi conduzida pelo especialista em cafés Ensei Neto e pelo chef Eduardo Maya que conduziram a degustação: “Café com queijo, harmonização à mineira”. Durante a degustação foram servidos quatro diferentes tipos de cafés e 4 queijos todos de Minas Gerais.

A primeira harmonização foi feita com o café Lajinha, variedade Mundo Novo e Catuaí que vem da região de Lajinha, ao lado do Pico da Bandeira. O queijo escolhido foi o Cabacinha Pedra Azul.

A segunda harmonização foi com o café Patos de Minas, proveniente do cerrado mineiro da variedade Bourbon Amarelo. O queijo foi o requeijão de raspa. Logo em seguida foi a vez de um café da região de Coromandel, variedade Mundo Novo harmonizando com o Requeijão Moreno de Salinas, um tipo de queijo que parece mais uma sobremesa por conta de sua cor caramelo.

Finalizando foi a vez do café Chapadão de Ferro que veio da região de Patrocínio da variedade Mundo Novo. O queijo foi o Canastra Real em duas versões, maturado 2 meses e maturado 14 meses, um espetáculo. Veja abaixo a entrevista que fiz com Ensei após sua apresentação.

 [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Z5TJM1NvGQo&w=640&h=385]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here