Paladar Cozinha do Brasil – Vinhos e Cervejas

0
363

dsc09070Sábado foi o dia dos vinhos e da cerveja. A primeira palestra foi conduzida por Manoel Beato do grupo Fasano que conduziu uma degustação às cegas de vinhos da Serra Gaúcha, da Campanha, de Santa Catarina e de Pernambuco.

Toda degustação realizada as cegas é muito interessante, pois não existe um pré-julgamento e as opiniões são mais claras e sinceras. Foi o que aconteceu durante esta degustação, muitos comentários positivos, alguns negativos, mas o grande ganhador foram as pessoas que participaram e tiveram oportunidade de aprimorar conhecimentos sobre avaliação de vinhos.

Os vinhos avaliados foram:

– Quinta da Neve Pinot Noir – de São Joaquim – SC

– Utopia (Cab. Sauvignon/Merlot) – São Joaquim – SC

– Chianti Clássico – da Itália (colocado no grupo para confundir os degustadores)

– Michele – Vila Francioni – São Joaquim – SC

– Valduga Arinarnoa (Merlot com Petit Verdot) – Vale dos Vinhedos – RS

– Quinta do Seival Cabernet Sauvignon – Campanha Gaúcha

– Lídio Carraro Nebiolo – Vale dos Vinhedos – RS

A segunda degustação de vinhos foi uma vertical com o vinho Pizzato Merlot conduzida por José Luiz Pagliari. Foram avaliados oito vinhos das safras 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006. Os vinhos Pizzato são produzidos no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul. Apesar de opiniões individuais de cada um quanto a sua safra preferida houve uma unanimidade quanto a qualidade de todas as safras.

dsc09088Outra degustação que teve uma grande participação do público foi a do meu amigo Roberto Fonseca, grande conhecedor de cervejas e autor do Blog do Bob http://blogs.estadao.com.br/bob/ . Bob conduziu a degustação sobre cervejas que são produzidas e finalizadas em barris. As cinco cervejas avaliadas foram:

– Canoinhense Nó de Pinho – Estilo: Kulmbach – 4% – Produzida em Canoinhas – SC

– Bodebrown Wee Heavy Oak – Estilo: Wee Heavy – 8% – Produzida em Curitiba – PR

– Bamberg Saint Arnold – Estilo: Weizenbock – 9% – Produzida em Votorantim – SP

– Biertruppe VNTG – Estilo Barley Wine – 9% – Produzida em Votorantim – SP

– Confraria do Marquês – Estilo Imperial Stout – 10,5% – Produzida no Rio de Janeiro – RJ

1 COMENTÁRIO

    • Fala Didu
      O preferido do público foi o Michele da Villa Francioni seguido de perto pelo Casa Valduga Arinarnoa da linha Identidade, que traz variedades pouco conhecidas da maioria dos consumidores.
      O italiano passou batido sem maiores coment…ários. O Beato fez poucos comentários pois começou atrasado 30 minutos e foram 7 vinhos.
      AbraçoVer mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here