Por que alguns charutos são TÃO mais caros que outros?

0
1171

Por que alguns charutos são TÃO mais caros que outros?
Como primeiro texto sobre charutos resolvi falar de um tema que sempre é levado em conta quando se pensa em comprar um charuto, o preço que vamos pagar.
A idéia veio quando resolvi experimentar uma edição comemorativa da marca Davidoff.
Aproveitei uma oportunidade e pedi a um amigo que estava nos Estados Unidos para me comprar uma ou duas unidade do Davidoff Diademas Finas comemorativo dos 50 anos da marca.  Para minha surpresa o valor de cada unidade era de US$ 58,50. Desisti na hora, pois por este valor poderia comprar três outros charutos de excelente qualidade.
2019-01-03-por que alguns charutos são tÃo mais caros que outros
Algum tempo depois comecei a me questionar por que um valor tão alto por este charuto. Bom, algumas respostas já eram bem claras. É um charuto comemorativo de aniversário de 50 anos da marca, vem em um jarro de porcelana com 10 unidades cada e foram feitos apenas 8.000 jarros que totalizam 80.000 charutos. Neste caso não estaria comprando um simples charuto e sim um pedaço da história da marca. Poderia inclusive comprar, guardar, deixar valorizar e vender com uma boa margem de lucro num futuro próximo para algum aficionado.
2019-01-03-por que alguns charutos são tÃo mais caros que outros1
A compra de caixas de charutos especiais e edições limitadas ainda não é um negócio estabelecido como o do vinho e de destilados especiais onde negociantes compram o produto, armazenam e vendem com uma boa margem de lucro.
Mas o que realmente influi no preço final de um charuto. Quais são os aspectos tangíveis deste negócio?
Localização – Onde o tabaco é plantado e qual seu custo de transporte. O valor de um tabaco Cameron africano ou Mata Fina da Bahia tem um custo mais elevado de transporte do que um tabaco nativo para os produtores da Nicarágua ou Republica Dominicana.
Produção – Existem duas formas de obter o tabaco, investindo em terras e plantando ou comprando as folhas de empresas que negociam os fardos. No segundo caso quem determina o preço final é a oferta e a demanda do mercado.
Folhas de Capa x folhas de Miolo – As folhas de capa com proteção de tela para diminuir o excesso de sol e chuva custam muito mais do que as folhas de miolo que não tem proteção nenhuma por conta do alto custo do manuseio desta proteção.
Folha especial da planta do tabaco – É o caso das folhas de Medio Tiempo que ficam na parte superior da planta de tabaco, normalmente são uma ou duas folhas que aportam muito mais força ao blend do charuto. Foi com este conceito que o Cohiba Behike construiu sua história.
2019-01-03-por que alguns charutos são tÃo mais caros que outros2
Rendimento por metro quadrado – As vezes o preço do tabaco não é tão alto mas o custo de processamento e baixo rendimento tornam algumas variedades como a Connecticut uma das mais caras do mercado.
Demanda – Algumas variedades de tabaco caem no gosto popular rapidamente e o produtor não estava preparado para uma produção tão grande em um curto espaço de tempo.
Estoque – É cada vez mais difícil encontrar produtores que deixam seus fardos de tabaco envelhecer por quatro ou cinco anos. A grande maioria consome o que se coloca a venda. Para lançar edições especiais com grande tempo de envelhecimento tem que se contabilizar este custo da matéria prima parada no armazém.
Apresentação – Ai entra a parte das caixas, jarros e outras formas de apresentação. Elas valorizam muito a apresentação final do charuto mas como dizia um amigo meu “Você não fuma a caixa não é?”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here