Ramazzotti Amaro, um clássico itaiano

0
129

Uma receita secreta, que leva em torno de 33 ingredientes, elaborada há mais de 200 anos, na Itália. Assim é conhecido Ramazzotti Amaro, um aperitivo premium 100% italiano e o primeiro criado por Ausano Ramazzotti, o primeiro produtor de bebidas amargas na Itália.

Os brasileiros puderam conhecer uma das versões, a Rosatto, que desembarcou por aqui no fim de 2019. Agora, é a vez do Amaro, já muito conhecido e esperado pelos bartenders, que acaba de chegar ao Brasil, importado por Brand Factory,  incubadora de marcas e projetos da Pernod Ricard.

Produzido em Canelli, na região do Piemonte, o Ramazzotti Amaro é um digestivo italiano pertencente à categoria dos bitters/amargos. Este é o resultado da tradicional receita da mistura, a mesma desde o século XIX, de ervas, temperos, flores e frutas combinados para produzir um sabor intenso e harmonioso. Além disso, não leva nenhum corante ou aditivo artificial e seus sabores mais caraterísticos são a laranja doce siciliana, a laranja amarga de Curaçao, o anis estrelado e o cardamomo.

A mistura destes ingredientes resultam em um líquido muito versátil, que pode ser consumido de diversas maneiras: puro ou com gelo, e também como insumo para preparo de drinks de mistura simples como o Amaro Tonic (somente com a adição de tônica e sumo de limão) e complexos como o clássico Amaro Negroni.

A história

Ausano Ramazzotti criou a fórmula do Ramazzotti Amaro no seu pequeno laboratório perto da Arena em Milão em 1815. Guiado pelo desejo de produzir uma bebida com sabor perfeito para o consumo a qualquer hora do dia, Ausano criou Amaro, a primeira bebida Ramazzotti. Em apenas alguns anos, a mistura de 33 especiarias, ervas, flores e frutas de Ausano Ramazzotti conquistou o coração da cidade, o que para ele ainda não era suficiente. Impulsionado pelo mesmo espírito de mudança e crescimento que envolvia Milão na época, Ausano começou a explorar os lugares onde a nobreza da cidade se encontrava. Em 1848, ele encontrou o lugar perfeito, a poucos passos do icônico Duomo de Milão, na Via Santa Margherita, onde abriu um bar e começou a servir seu licor italiano e conquistou os paladares da região. Anos depois a linha ganharia outras versões e visibilidade mundial.

Onde encontrar no Brasil

Ramazzotti Amaro já pode ser encontrado em diferentes pontos de vendas, como empórios e supermercados de São Paulo, como o Eataly, Empório Santa Maria, St Marché e Varanda, com valor sugerido na gondola por R$69,60.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here