Richard Paterson – O nariz de ouro do whisky

0
1106

Richard Paterson

Ontem a noite tive o grande privilégio de conhecer o maior, o melhor e o mais famoso master blender de whisky, Richard Paterson.Considerado o mais extraordinário e premiado master blender de todos os tempos Paterson trabalha com whisky há mais de 40 anos, boa parte deles no grupo Whyte & Mackay, que inclui também os whiskys Dalmore, Jura e Whyte & Mackay. É conhecido como “The Nose”, pois seu nariz foi avaliado em US$ 2,4 milhões pela Lloyd´s. Sua rápida passagem pelo Brasil incluiu Rio de Janeiro, São Paulo e Recife para o lançamento do Single Malt The Dalmore King Alexander III.

Criado para homenagear um ato de bravura do ancestral do clã Mackenzie, proprietário da Destilaria Dalmore ao salvar o rei da Escócia Alexander III, este single malt é uma expressão notável de maturidade perfeita, envelhecido em seis diferentes barris especialmente selecionados. Ele passa por um processo de produção único: começa sua jornada de maturação em antigos barris de carvalho americano branco dos montes Ozark, no estado de Missouri, Estados Unidos. Depois de numerosas amostras, controladas por Richard Paterson, o Master Blenderde Dalmoreo líquido é transferido para barris com seis estilos diferentes de madeira, onde anteriormente foram envelhecidos vinhos do Porto, Madeira, Marsala, Cabernet Sauvignon, Bourbon e Jerez Oloroso Matusalem. O Dalmore King Alexander III é importado para o Brasil pela Casa Flora e terá um preço médio de R$ 820,00.

Antes do jantar tive a oportunidade de fazer uma rápida entrevista com ele.

A quanto tempo o Sr. trabalha com whisky?

Oficialmente 47 anos apesar de ter começado a trabalhar com meu pai quando tinha 8 anos de idade.

Qual foi o seu maior desafio nestes 47 anos?

Ter criado 3 garrafas de The Dalmore Trinitas de 64 anos que foram vendidas por £100,000 cada o que as tornou as garrafas de whisky mais caras do mundo.

Qual é o diferencial dos single malts de Dalmore?

Dalmore é a destilaria em funcionamento com o maior inventário de whiskies vintage da Escócia com idades superiores a 100 anos e por isso tem um grande portfólio de edições limitadas.

Qual é a sua função como master blender?

Sou responsável por selecionar os maltes e controlar seu envelhecimento, observando-os a medida em que o tempo passa e mantendo assim a qualidade do whisky. Uma de minhas principais tarefas é cheirar centenas de amostras ao longo do dia.

Na sua opinião qual é a loja que tem a maior oferta de whiskys no mundo?

Com certeza é a que fica dentro do prédio da The Scotch Whisky Experience ao lado do castelo de Edimburgo na Escócia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here