Romeo y Julieta Churchill X Romeo y Julieta Churchill Añejado

2
2485
Romeo y Julieta Churchill X Romeo y Julieta Churchill Añejado
Tubo antigo do Romeo y Julieta Churchill e a nova versão sem a tradicional tampa de rosca.
Foto – Cesar Adames

Por conta da chegada do charuto Romeo Y Julieta Churchill  Añejado ao Brasil fiz uma degustação coparativa com o tradicional Romeo y Julieta Churchill. Os dois em Tubo de Alumínio.

Degustar dois charutos ao mesmo tempo é uma forma de avaliação mais completa.
Foto – Cesar Adames

Romeo y Julieta

Fundada em 1875 a história de um dos Habanos mais famosos se origina da cena de um amor impossível. O nome vem dos personagens do livro de William Shakespear que junto com o Conde de Montecristo era o preferido para leitura dos tabaqueiros. O criador da marca elaborada desde seus primeiros dias com folhas de Vuelta Abajo, foi o espanhol Don Inocencio Alvarez que em 1897 passou a marca para a sociedade Rodríguez Argüellez y Cia. Don Pepín, como era conhecido José Rodrïguez, homem alegre e conversador foi que fez famosa esta marca. Em 1903 a sociedade Rodríguez-Argüellez y Cia se dissolve e surge a Fábrica de Tabacos Romeo y Julieta. Uma de suas mais famosas criações foi o charuto Churchill (chamado de Julieta 2 pelos tabaqueiros), em homenagem ao estadista britânico que adorava este formato. Atualmente a fábrica produz 21 formatos diferentes.

Principais tipos: Cedros de Luxe No.1, Churchills, Short Churchills , Exhibición No. 4, Wide Churchill e Belicosos

Queima regular no primeiro terço do charuto
Foto – Cesar Adames

Añejado

Charutos Añejados são como o próprio nome diz envelhecidos por um determinado tempo para que as folhas de capa, capote e miolo se integrem ainda mais no blend transmitindo uma suavidade para o charuto escolhido para este tipo de edição.

A primeira dupla de charutos Añejado lançado pela Habanos S.A. foi o Montecristo Churchill e o Romeo y Julieta Torpedo em 2014. No ano seguinte foi a vez do Partagas Corona Gorda e Hoyo de Monterrey Hermoso Nno.4. Em 2016 a marca H.Upmann apresenta o Robusto Añejado.

Em 2019 a Habanos S.A. apresentou o Romeo y Julieta Churchill Tubo de Aluminio Añejado. Primeiro charuto desta linha de produtos que já era produzido. Por conta disso foi possível fazer esta degustação.

Final do segundo terço e queima equilibrado nos dois charutos
Foto – Cesar Adames

Degustação

O Romeo y Julieta Churchill é um dos grandes Habanos produzidos até hoje. É um clássico que todo apreciador deve degustar na versão tradicional ou em Tubo de Aluminio que permite uma conservação por mais tempo por conta do bloqueio da entrada de ar.

Para avaliar a qualidade deste Añejado consegui um exemplar atual de  Romeo y Julieta fabricado em novembro de 2018 que também vinha em Tubo de Alumínio. A degustação aconteceu logo pela manhã após um café da manhã leve pois a idéia era ter as papilas gustativas preparadas para perceber as diferenças entre os dois charutos.

Com a retirada da segunda anilha de cada charuto eles continuaram evoluindo muito bem.
Foto – Cesar Adames

Escolhi o corte clássico com guilhotina e acendi os dois ao mesmo tempo. A tonalidade de capa dos dois era muito parecida conforme você pode ver na foto que está no topo deste artigo. O fluxo dos dois estava muito bom e combustibilidade foi praticamente idêntica sem ter que reacender. Cinza clara para a versão nova e mais escura para o Añejado. A evolução de sabores começou igual no primeiro terço e a partir do segundo começou a mudar um pouco. A curva de sabor aumentou para o RJ novo e suavizou para o Añejado. Quando chegou no terceiro terço o RJ novo estava em sua plenitude enquanto o Añejado estava redondo e delicado, nem parecia ter 8 anos de envelhecimento. Foram 105 minutos de puro prazer, uma excelente experiência que recomendo a todos.

O Romeo y Julieta Churchill Tubo de Alumínio Añejado é importado para o Brasil pela Emporium Cigars e pode ser encontrado nas principais tabacarias do pais.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here