Um tour pelo sul do Brasil – Dia 2

0
201
Vinhedo de Chardonnay da Vinícola Aurora em Pinto Bandeira
Foto – Cesar Adames

A incerteza de quando poderemos retornar a viajar com tranquilidade para qualquer lugar ainda está longe. Outro problema é a alta cambial que faz uma viagem internacional ficar ainda mais proibitiva. Por conta disso estou apostando todas minhas fichas no turismo nacional. Em breve vamos ver uma explosão de viagens para todos os cantos do Brasil.

Semana passada tive o prazer de ser convidado para uma press trip (termo usado para viagens para a imprensa especializada) para a Serra Gaúcha. Foram quatro dias entre Garibaldi e Bento Gonçalves visitando vinícolas, restaurantes e outras atrações turísticas. Em quatro textos vou contar como foi esta viagem e mostrar que você pode fazer o mesmo roteiro e aproveitar muito do que a serra tem para te oferecer.

Onde ficar

Fachada do Hotel Casacurta
Foto – Divulgação

Hotel Casacurta

O Hotel Casacurta nasceu com a vinda dos primeiros imigrantes que chegavam a serra gaúcha em 1870. Em 1953 inaugurou o prédio inspirado nos belíssimos castelos do Vale do Loire na França.  Atualmente revitalizado, o hotel ainda é a grande referência em hospedagem charmosa e romântica na serra gaúcha. Desde 2013, está sob a administração da família Nicolini que procura valorizar não só o hotel como também as experiências voltadas a enogastronomia na capital brasileira do espumante.

Entrada do Hotel e Café da Manhã
Foto – Cesar Adames

Ao todo são 31 apartamentos (categoria standard, luxo e suíte luxo), piscina aquecida, hidro, academia, sala de lazer, dois salões de eventos, estacionamento privativo e restaurante aberto ao público. Tudo isso no centro da cidade próximo a vinícolas e centro de compras.

Ecomuseu que conta a história do vinho no Brasil
Foto – Cesar Adames

Dal Pizzol

Criada em 1974, a Vinícola Monte Lemos, mais conhecida por Dal Pizzol, surgiu a partir de uma proposta diferenciada que privilegia a produção controlada. Comandada pelos irmãos Antônio e Rinaldo Dal Pizzol, a vinícola elabora anualmente 300 mil garrafas (225 mil litros) e tem como enólogo responsável Dirceu Scottá.

Antonio Dal Pizzol e o Cabernet Sauvignon 1991
Foto – Cesar Adames

A Dal Pizzol traz consigo uma tradição na vitivinicultura que remonta o Século XIX (1878), quando os primeiros imigrantes da família chegaram ao Brasil. Sua história expressa um talento natural e cheio de experiências, sabedoria e sensibilidade, que lhe permitiu alcançar a qualidade dos vinhos que elabora, através do amor no cultivo de castas nobres, do trato cuidadoso na arte do vinho e de um atendimento personalizado a todos que se relacionam com a Dal Pizzol.

Enoteca com as safras antigas da Vinicola Dal Pizzol
Foto – Cesar Adames

A vinícola faz parte da Rota Cantinas Históricas, distante 11 quilômetros do centro de Bento Gonçalves/RS. O projeto é composto por propriedades rurais que retratam a vida cotidiana dos imigrantes italianos que se instalaram nas encostas de Faria Lemos e lá cultivam a videira e seus costumes há mais de 130 anos. O passeio possibilita vasto contato com moradores locais que adoram partilhar dos seus saberes e fazeres, visita às cantinas com degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva.

A Dal Pizzol tem várias atividades de enoturismo que podem ser vistas no https://www.dalpizzol.com.br/enoturismo/tour-experiencias

Sede da Vinícola Aurora no centro de Bento Gonçalves
Foto – Cesar Adames

Vinícola Aurora

A história da Aurora inicia em 1875, com a chegada de imigrantes oriundos do norte da Itália. Estabelecidos no Sul do Brasil, na Serra Gaúcha, onde encontraram paisagens e clima similares aos de seu país de origem. Assim, os hábitos e a cultura europeia não foram abandonados, e a antiga arte da vitivinicultura logo foi retomada.

Hoje, bem no coração de Bento Gonçalves, a Vinícola Aurora é a maior do Brasil. Mais de 1.100 famílias se associaram à cooperativa, sendo a produção orientada por técnicos que, diariamente, estão em contato com o produtor,  fornecendo toda a assistência necessária. A equipe técnica se responsabiliza pelo acompanhamento permanente do processo industrial e pela qualidade final dos produtos, sempre com a atenção voltada para o desenvolvimento de uma tecnologia de ponta.

A conquista da posição que ocupa há mais de duas décadas foi possível graças à constante modernização de seu parque industrial, à alta tecnologia de suas unidades e aos rigorosos padrões exigidos nos processos de produção. O cuidado extremo com a rotina produtiva, observado a partir da plantação das mudas ao engarrafamento do produto, faz parte da receita de crescimento constante do empreendimento durante todos esses anos.

Hostaria Casacurta

O restaurante do Hotel Casacurta é sinônimo de tradição e contemporaneidade, mistura a sofisticação da culinária francesa com a tradição da cozinha italiana, sem deixar de lado o melhor estilo da serra gaúcha, harmonizando todos esses ingredientes em uma experiência gastronômica inesquecível. Membro do movimento SlowFood, surgido na Itália, cujo conceito é oferecer alimentos frescos, de boa qualidade e a preço justo,os pratos elaborados em nosso restaurante oferecem sabores especiais. Contamos com uma adega, com mais de 100 rótulos e com um sommelier, que indicará o vinho certo para fazer do seu jantar uma experiência única.
Todos os produtos são criteriosamente selecionados e alguns deles cultivados na horta do próprio hotel, garantindo frescor e bons sabores para quem desfruta de todas as refeições que oferecemos.

Serviço

Hotel Casacurta  – Rua Luís Rogério Casacurta, 510
Centro | Garibaldi | RS – Telefone 54 3462.2166

http://www.hotelcasacurta.com.br/inicio

Dal Pizzol  – ERS 431 km 5,3 – Distrito de Faria Lemos
Bento Gonçalves, RS – Telefone (54) 3449.2255

https://www.dalpizzol.com.br/home

 Vinicola Aurora Rua Olavo Bilac, 500 – Bento Gonçalves, RSTelefone: (54) 3455.2000

http://www.vinicolaaurora.com.br/br

Hosteria Casacurta – Rua Luiz Rogério Casacurta, 510 – Centro | Garibaldi | RS – Telefone – 54 3462.2166

http://www.hotelcasacurta.com.br/restaurante

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here