Um tour pelo sul do Brasil – Dia 4

0
183
Vinhedos da Cristofoli em Faria Lemos distrito de Bento Gonçalves
Foto – Cesar Adames

A incerteza de quando poderemos retornar a viajar com tranquilidade para qualquer lugar ainda está longe. Outro problema é a alta cambial que faz uma viagem internacional ficar ainda mais proibitiva. Por conta disso estou apostando todas minhas fichas no turismo nacional. Em breve vamos ver uma explosão de viagens para todos os cantos do Brasil.

Semana passada tive o prazer de ser convidado para uma press trip (termo usado para viagens para a imprensa especializada) para a Serra Gaúcha. Foram quatro dias entre Garibaldi e Bento Gonçalves visitando vinícolas, restaurantes e outras atrações turísticas. Em quatro textos vou contar como foi esta viagem e mostrar que você pode fazer o mesmo roteiro e aproveitar muito do que a serra tem para te oferecer.

Vinícola Cristofoli em Faria Lemos distrito de Bento Gonçalves
Foto – Divulgação

Cristofoli

A família Cristofoli vive na região de Faria Lemos há mais de 130 anos, quando Angelo Cristofoli, e sua Esposa, Maria Dalla Senta vieram da Itália para o Brasil sonhando com uma vida próspera e feliz.

A família sempre cultivou uvas Vitis viniferas autóctones da Itália nos vinhedos, tais como Sangiovese, Moscato, Peverella, Barbera e Bonarda. E seguindo o sonho do pioneiro Angelo Cristofoli, há 33 anos passaram a elaborar os vinhos não apenas para a família consumir, mas também para todos os que adquirissem os produtos.

Fruto deste sonho eles vivem uma bela realidade, tendo sempre em mente a honra e o orgulho pela sua história. Hoje a quarta geração da Família no Brasil, Bruna, Letícia e Lorenzo Cristofoli já fazem parte dos negócios, administrando, cuidando da vinificação e do atendimento aos visitantes. Os fundadores da Vinícola, Loreno e Mário são responsáveis pelos vinhedos, e as suas Esposas, Maria de Lourdes e Roseli, além de todo o apoio na Vinícola, são responsáveis pelo preparo de todas as refeições saborosas que criam e tem à disposição dos visitantes.

Almoço nos parrerais na Vinicola Cristofoli
Foto – Cesar Adames e Divulgação

A Vinícola Cristofoli faz parte da Rota Turística Cantinas Históricas e Vale do Rio das Antas, em Bento Gonçalves, um lugar lindo, que você vai adorar conhecer, com Empresas que cultivam os mesmos valores e amor pelos saberes e fazeres que os Imigrantes que aqui vieram viver deixaram.

Eles tem disponíveis várias experiências disponíveis para os visitantes como o Edredom nos Parreirais, o Tour Vinho e Paisagem, o Almoço Harmonizado ao Ar Livre, a visita e degustação. E dependendo da época do ano a experiência da vindima, onde você pode ir comer uvas diretamente no pé.

Fachada da Cave do Sol
Foto – Cesar Adames

Cave do Sol

Aberta no começo de setembro de 2020 a Cave do Sol é a mais nova vinícola no Vale dos Vinhedos numa área de 36,6 mil metros quadrados. São 5.125 metros quadrados de área construída, 2.367 deles destinados ao enoturismo, distribuídos em três andares, totalmente projetado dentro das premissas de acessibilidade. O ambiente convida a imergir num rico cenário de objetos considerados peças de museu que, além de preservar a história da família e da vitivinicultura brasileira, também compõem obras de arte concebidas por artistas, valorizando talentos locais.

Na Cave do Sol é possível fazer três tipos de visitas, que vão de 40min a 1h10min, sempre guiados por enólogos e sommeliers. Em todas elas são degustados cinco produtos e está incluída uma taça de cristal exclusiva. A novidade traz uma experiência nova ao Vale dos Vinhedos, tanto para quem está em busca de uma vivência rápida quanto para quem prefere mergulhar no mundo do vinho.

O tradicional Xis do Xis Bocão em Bento Gonçalves
Foto – Divulgação

Comer, beber e ficar

Um dos hotéis que recomendo para quem for fazer este roteiro é o Dall’onder Vitoria Hotel que tem uma ótima localização e fica próximo de várias pontos que dá para ir caminhando.

Trio de Vinhos e Empanadas da Cinco Cepas Vinheria
Foto – Divulgação

Para beber a dica é o Cinco Cepas Vinheria, um wine bar descontraído em Bento Gonçalves, ideal para ir com os amigos para um happy hour, a carta de vinhos traz excelentes rótulos de vinhos brasileiros e das principais regiões vinícolas do mundo. Os vinhos podem ser pedidos em garrafa ou taça que utiliza o sistema Coravin que conserva o vinho por muito mais tempo. Para petiscar não deixe de pedir as empanadas que tem diferentes sabores.

Dall’onder Vitória Hotel em Bento Gonçalves
Foto – Cesar Adames

Agora se a fome bater não dá para deixar de ir ao Xis Bocão que faz uma das iguarias mais tradicionais da serra gaúcha, o Xis. Este lanche está nos corações e mentes dos gaúchos e pode ser consumido no almoço, jantar e na madrugada (em tempos pré-Covid). É uma derivação do hambúrguer tradicional que usa um pão maior que é prensado, recebe   o recheio e é prensado novamente. Não deixe de experimentar o X-Coração um clássico que só tem por lá.

Serviço

Cristofoli –  ERS 431 km 06, s/nº | Faria Lemos – distrito | Bento Gonçalves – RS Telefone – 54  3439 1190

https://vinhoscristofoli.com.br/

Cave do Sol – Rodovia RS 444, KM 20,7 – Vale dos Vinhedos | Bento Gonçalves | RS – Telefone – 54 2521.2599

http://www.cavedosol.com.br/inicial

Dall’onder Vitoria  Hotel – Rua 13 de Maio, 800 – Bento Gonçalves – RS – Telefone (54) 3455.3000

https://www.dallonder.com.br/bento-goncalves/vittoria

Xis Bocão Container – Av. Planalto, 850 – São Bento, Bento Gonçalves – RS – Telefone – (54) 3702-6254

Cardápio – https://www.instagram.com/stories/highlights/18090642418184282/

Cinco Cepas Vinheria – Rua Carlos Flores, 301, loja 3, Bento Gonçalves – RS – Telefone (51) 99550-5525

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here