Vinho – 2º. Argentine Terroir Workshop

0
785

Foi uma aula de vinho. Esse é o meu resumo sobre o evento que aconteceu em São Paulo na semana passada, o 2º. Argentine Terroir Workshop promovido pela Vinicola Argentina Doña Paula. O  Seminário técnico teve por finalidade aumentar o conhecimento do mundo do vinho através da educação e degustação.
Para participar foram convidados especialistas como Tim Attkin, escritor de vinhos e Master of Wine,  Dirceu Vianna Jr. primeiro sul-americano a conquistar o titulo de Master of Wine alem de Carlos Cabral, consultor do Grupo Pão de Açúcar, Andres Rosberg, Presidente da Associação Argentina de Sommeliers e Martin Kaiser e Marcos Fernandez responsáveis pela produção dos vinhos Doña Paula.
O primeiro tema Terroir in Focus: Malbec ficou sob responsabilidade de Martin Kaiser. Foi uma excelente oportunidade de experimentar a variedade Malbec  de altitudes diferentes e também de solos com maior concentração de pedras do que outros e ver o resultado final na taça.

Na sua palestra Vinhos Sul-Americanos no Brasil Dirceu Vianna Jr. apresentou um panorama do consumo de vinhos no mercado brasileiro.  Atualmente temos 22,4 milhões de consumidores de vinho e o mercado cosome 80% de vinhos importados e 20% de vinho nacional.
Slide3
Andrés Rosberg apresentou o Futuro dos Brancos Argentinos e descreveu variedades brancas que vão alem das tradicionais Chardonnay e Sauvignon Blanc e vem ganhando destaque na produção de vinhos na Argentina como a Pedro Giménez, Torrontés Riojano, Moscatel de Alejandria, Chenin Blanc, Torrontés Sanjuanino, Ugni Blanc, Viognier e Sémillon.
Slide2.JPG
Para encerrar Tim Attkin liderou o painel Terroirs do Velho e do Novo Mundo  em que expos alguns conceitos interessantes como o Velho e Novo mundo tem uma abordagem de trabalho semelhantes hoje em dia, tendências a criar mais apelações de origem e delimitar territórios e que bons Terroirs podem ser encontrados em qualquer lugar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here