Vinho – Grandi Marchi em SP e RJ
Já está se tornando uma tradição a vinda e divulgação de vários grupos produtores de vinhos da Espanha, Portugal e Itália ao Brasil. Semana passada foi a vez do retorno ao Brasil da Grandi Marchi.
O Instituto del Vino Italiano di Qualitá Grandi Marchi foi fundado em 2004 e é um consorcio de produtores de vinhos que tem a missão de promover a cultura do vinho italiano de alta qualidade junto aos mercados internacionais. Cada uma das vinícolas participantes do Instituto é reconhecida pelos elevados padrões de seus produtos e por sua imagem de marca a níveis nacionais e internacionais.
Durante o evento em São Paulo estiveram em degustação vinhos de onze grandi marchi italianas de regiões como a Toscana, Sardenha, Sicilia, Piemonte, Vêneto e Puglia. Os produtores presentes foram o Ambrogio e Giovanni Folonari, Antinori, Carpenê Malvoti, Donnafugatta, Masi, Mastroberardino, Michele Chiarlo, Pio Cesare, Rivera, Tasca d’Almerita e Umani Ronchi.
Dos onze vinhos servidos durante uma Master Class gostaria de deixar registrado três que me chamaram a atenção
- Baia Al Vento – Bolgheri Superiore DOC 2008 – produzido pela Ambrogio e Giovani Folonari e importado para o Brasil pela Cantú. Composição: 90% Merlot, 5% Cabernet Franc, 5% Petit Verdot.
- Grandarella 2007 – produzido pela Mais Agricola e importado para o Brasil pela Mistral. Composição: 75% Refosco e 25% Carmenere.
- Ben Ryé – produzido pela Donnafugata na Ilha de Pantelleria (sudoeste da Sicilia) e importado para o Brasil pela World WIne. Composição: 100% Zibibbo (Moscatel de Alexandria)