Vinícola Aurora comemora 90 anos

0
369
Vinícola Aurora comemora 90 anos
Vinícola Aurora respondeu por 40% do vinho fino brasileiro vendido em 2020
Crédito: Dandy Marchetti/Divulgação

A Vinícola Aurora completou 90 anos no dia 14 de fevereiro com motivos de sobra para comemorar. Líder de mercado em vinhos finos, em suco de uva e em coolers, a empresa fechou o ano de 2020 com crescimento de 26% nas vendas de todos os produtos na comparação com 2019 e com faturamento de R$ 701 milhões, o maior da história da empresa, resultado da comercialização de 81 milhões de litros.

No ano em que os brasileiros fizeram com que o consumo per capita de vinho aumentasse de menos de 2 litros para 2,8 litros, a Aurora vendeu 4,2 milhões de caixas do produto, somando vinho fino e de mesa, com destaque para o crescimento de 100% na comercialização de vinhos finos em relação a 2019, com a venda de 9,7 milhões de litros. Esse volume representa 40% do total de vinhos finos brasileiros comercializados em 2020 (24,2 milhões de litros).    

Foram vendidas, ainda, 823 mil caixas de espumantes e 724 mil caixas de Keep Cooler. Confirmando a liderança na categoria de suco de uva integral, a cooperativa registrou a marca de 5,3 milhões de caixas da bebida, um aumento de 17% na comparação com o ano anterior.                  

As vendas para o mercado externo também mereceram destaque em 2020. Foram exportados 868,2 mil litros dos produtos da Aurora, somando vinhos, espumantes, sucos de uva e coolers, o que significa uma alta de 47,6% em relação ao ano anterior. As bebidas foram vendidas para 18 países. A China foi o principal destino, seguida por Holanda, Paraguai, Haiti, Estados Unidos e Japão.   

Mas não são apenas os números que traduzem a trajetória de sucesso da Vinícola Aurora. Para o diretor superintendente, Hermínio Ficagna, é a dedicação das 1,1 mil famílias cooperadas, dos mais de 500 funcionários e também da direção da empresa a receita para a superação dos desafios impostos em 2020. 

Unidade do Vale dos Vinhedos foi inaugurada em 2019 e marca expansão e modernização da produção
Crédito: André Majola

Para ilustrar a busca constante por novidades, a empresa lança, em média, cinco produtos por ano. A Aurora também investe na elaboração de vinhos de diferentes regiões produtoras e prepara outras novidades que chegarão à mesa dos consumidores ainda neste semestre.

Em 2020, a Vinícola Aurora envasou mais de 80 milhões de litros entre todos os produtos, divididos em 220 itens que compõem o portfólio das 13 marcas. Atualmente, os vinhos, espumantes, sucos de uva, destilados e cooler estão em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro lideram o ranking de vendas da empresa.

Em função da pandemia da Covid-19 não será realizado evento em comemoração pelo aniversário da empresa. 


1,1 mil famílias de viticultores integram quadro de cooperativados da Aurora
Crédito: Wagner Meneguzzi

Vinicola Aurora em números

Agricultura familiar:

∙ 1,1 mil famílias associadas;  ∙ 2,8 mil hectares de área cultivada em 11 municípios da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Veranópolis, São Valentim do Sul, Guaporé, Cotiporã, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Pinto Bandeira, Vila Flores, Farroupilha e Garibaldi;    
∙ Mais de 60 variedades de uvas cultivadas. Entre as principais: Merlot, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Pinot Noir (Vitis Viníferas) e Isabel, Concord, Seibel e Bordô (Americanas e Híbridas);  
∙ Previsão para a safra 2021: mais de 70 milhões de quilos de uva, representando de 10% a 15% da estimativa estadual;

Estrutura:∙ Três parques industriais em Bento Gonçalves (Matriz, Unidade 2 e Vinhedos) e uma unidade de produção em Pinto Bandeira;   
∙ 135 mil metros quadrados de área construída no município de Bento Gonçalves;     
∙ Capacidade de recebimento de uva nas unidades industriais: 2,5  a 3 milhões de quilos por dia;               
∙ Tanques de aço inox com capacidade de estocagem de 74 milhões de litros;  
∙ 375 barricas de carvalho francês e americanos;  
∙ 500 funcionários;   

Enoturismo:
∙ Pioneira no enoturismo na Serra Gaúcha (1967);          
∙ 109,3 mil visitantes em 2020:  redução de 46% em relação a 2019, quando 202,4 mil turistas visitaram a Vinícola Aurora. A retração ocorreu em função da pandemia da Covid-19 e das restrições às visitas, com limitação do número de pessoas, além do período em que o receptivo turístico permaneceu fechado.           

Premiações:
∙ Vinícola mais premiada do país, com 731 condecorações conquistas em c rsos brasileiros e internacionais, sendo 29 em 2020, em certames como Decanter Word Wine, Muscats du Monde, Catad’Or, Effervercents Du Monde, Brazil Wine Challenge, entre outros.    

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here