Você já provou Maotai ?

0
982

Maotai

Quando se fala de bebidas com álcool a oferta/conhecimento de países como a China e Coréia é muito pequena. Hoje a Folha de São Paulo publicou uma matéria de meia página sobre o Maotai, aguardente produzida a partir do sorgo e ícone da Revolução Comunista.

O Sorgo, também conhecido por milho-zaburro é um alimento básico da população de muitos países e o 5º. cereal mais importante no mundo após o trigo, arroz, milho e cevada.

O Maotai é produzido na cidade de Maotai na China  em uma destilaria gigante que ocupa dois terços da área da cidade. Isso dá uma ideia do que a bebida representa para o pais. É quase uma cidade dentro da cidade, com jornal e canal de TV próprios, hotel para visitas ilustres e um time de futebol que está entre os melhores do país.

Alguns registros históricos indicam que a bebida começou a ser produzida a dois mil anos atrás mas só agora virou símbolo de poder e status. As garrafas de Maotai junto com marcas como Rolex e Vuitton são o objeto de desejo da nova elite chinesa e funcionam como moeda corrente entre a elite política para resolver problemas de negócios que estão demorando um pouco para serem concretizados.

O Maotai é presença constante em banquetes e os dirigentes comunistas que querem bajular os superiores propõem brindes em série virando em um só gole o liquido do copo que tem 53% de teor alcoólico.

Para se ter uma ideia de como o produto está em alta uma garrafa de meio litro do Maotai original não sai por menos de 1.400 yuans (R$ 496). A mais cara, de 80 anos, chega a incríveis 290 mil yuans (R$ 47 mil).

Veja a matéria da Folha no http://bit.ly/14IrtXC

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=wAP8HOEsbfI&w=560&h=315]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here